Chefe da Ferrari desabafa e diz que falhas despertam “sentimento de depressão”

Mattia Binotto reconheceu o momento de instabilidade na F1 2022 da equipe, que passa por erros de estratégia e falhas de confiabilidade. Ainda assim, chefe da escuderia italiana - mais uma vez - evitou discurso de 'terra arrasada'

GUERRA POR PIASTRI + FUTURO DE RICCIARDO + F1 2022 REVIEW | Paddock GP #299

Estouro de motor de Charles Leclerc na Catalunha, abandono duplo em Baku, nova esfumaçada da unidade de potência com Carlos Sainz na Áustria… falhas de confiabilidade, em meio a (muitos) erros de estratégia – seja em Silverstone, seja na Hungria. É esta a temporada da Ferrari na F1 2022.

Especialista em perder e motivo de risada dos rivais, a escuderia italiana já acumula erros consecutivos – que tiraram qualquer esperança maior de conquista do Mundial de Pilotos e de Construtores. Em ambos, a Red Bull nada de braçada. O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, reconheceu o momento de turbulência.

Problemas e mais problemas… (Foto: Ferrari)

“É muito difícil por duas razões. Quando falamos de falhas de motor, bom, comandei o departamento no passado – e ver fumaça sair do carro nunca é bacana. É mais um sentimento de depressão. Quando você está liderando a corrida, como Charles estava em Baku – mas também podemos mencionar Carlos na Áustria -, estes são problemas que você nunca gostaria de ver”, afirmou à Motorsport italiana.

A Red Bull foi para o intervalo de meio de ano da F1 com 80 pontos de vantagem no Mundial de Pilotos (Max Verstappen tem 258 e, Leclerc, 178) e 97 na tabela de Construtores – 431 contra 334 da Ferrari, que mais precisa se preocupar com a Mercedes agora.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ainda assim, mais uma vez, Binotto evitou discurso de ‘terra arrasada’ e apontou que o gosto amargo na boca logo some – já que suas responsabilidades como líder da escuderia italiana precisam assumir controle e redirecionar foco.

“Eu permaneço calmo, mas acredite em mim, fico depressivo nestes momentos. Demora um tempo para tentar reagir, mas então você entende que precisa pensar nos próximos passos, no que precisa ser feito. Não apenas em termos técnicos, mas também de time. Te faz pensar: como posso ajudar? Imediatamente começo a me assegurar de que todos permaneçam calmos e focados, e também protegidos de ataques e comentários externos”, contou o chefe da Ferrari.

MERCEDES OU FERRARI: QUAL A MELHOR DUPLA DE PILOTOS DA FÓRMULA 1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.