Chefe da Red Bull oferece apoio a Wheatley em “boa chance” com Sauber: “Eu o encorajei”

Jonathan Wheatley recebeu apoio incondicional de Christian Horner, chefe da Red Bull, para nova fase da carreira como chefe de equipe da Sauber

A Sauber está em meio a um período de transição para o comando de Jonathan Wheatley na Fórmula 1. Depois de confirmar a saída de Alessandro Alunni Bravi do cargo de chefe de equipe, a escuderia suíça espera o fim do período de carência para iniciar a nova gestão, da qual Christian Horner, chefe da Red Bull, sempre foi um grande apoiador. 

O dirigente britânico afirmou em entrevista ao portal RacingNews365 que sempre encorajou Wheatley na busca pelo próximo passo na carreira. O ex-diretor-esportivo da Red Bull estava na linha de sucessão a Horner para o cargo de chefe de equipe, mas a oportunidade nunca surgiu em Milton Keynes

Com isso, rumou à Sauber e agora será o responsável por comandar a equipe na transição para Audi, que será concluída para o início da temporada 2026 da Fórmula 1

“É algo que ele aspira fazer há algum tempo, então, quando teve a oportunidade, eu o encorajei a aproveitá-la”, afirmou Horner. “Essa mudança dá oportunidades para outros aqui [na Red Bull], e é uma boa chance para ele na carreira. Eu o encorajei, o apoiei totalmente e disse: ‘vai se arrepender se não fizer isso’”, continuou. 

Jonathan Wheatley (quarto da esq. para a dir.) vai comandar a Audi em 2026 (Foto: Red Bull Content Pool)

No entanto, apesar de confiar nas capacidades de Wheatley, o chefe da Red Bull ainda não tem certeza de como será a gestão do ex-colega de equipe. Para ter sucesso, Horner aponta a necessidade de trabalhar bem ao lado de Mattia Binotto, que já esteve no posto que será ocupado pelo britânico na Sauber. 

“Tenho certeza de que ele será um trunfo para a Sauber. A definição do chefe de equipe em cada time é muito diferente, depende de qual é o papel e a função, mas é principalmente na pista. Vai depender muito da dinâmica com Mattia”, concluiu o chefe da Red Bull. 

A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Alesi diz que sucesso com Ferrari “pode mudar vida” de Hamilton: “Faria dele um herói”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.