Chefe da Williams vê agressividade como segredo para evolução: “Mudamos estratégias”

A Williams é uma das grandes surpresas da segunda metade da temporada 2021 da Fórmula 1, com 23 pontos conquistados. A equipe espantou a má fase, voltou ao top-10 e já começa a superar equipes rivais graças a uma nova mentalidade interna

Nos últimos anos, a Williams virou figura cativa nas últimas posições do grid da Fórmula 1, inclusive ficando sem marcar um único ponto em 2020. Nesta temporada, porém, as coisas mudaram. O time evoluiu, a presença no top-10 foi cada vez mais frequente e agora há uma sensação de esperança em Grove. O novo chefão, Jost Capito, sabe bem o que mudou.

Desde a pausa de férias da F1, a Williams pontuou em quatro das cinco corridas disputadas, seja com George Russell ou Nicholas Latifi. Em duas ocasiões, ambos finalizaram corridas no top-10. A única exceção foi no exigente circuito de Zandvoort, na Holanda. E no GP da Bélgica, teve até pódio do piloto britânico, com o segundo lugar obtido.

Sob nova gestão desde o fim do ano passado, quando a tradicional família Williams passou o posto para os investidores do Dorilton Capital, a equipe mostrou pequenos sinais de melhora e já consegue superar Haas e Alfa Romeo no Mundial de Construtores.

A Williams reagiu na reta final do campeonato e voltou a pontuar (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós mudamos nossa organização, a comunicação, as responsabilidades. Trabalhamos mais como uma equipe, mudamos nossas estratégias, nos tornamos mais proativos e agressivos nos finais de semana”, disse Capito, o chefe da equipe.

“Nós trouxemos mais orgulho para o time quando falamos que as coisas poderiam ser diferentes. Podemos tentar coisas que outras [equipes] não podem porque estão na frente e se arriscariam muito. Nos arriscamos muitas vezes e isso dá certo. Mostra como evoluímos como equipe em termos de comunicação. Estou surpreso com o quão rápido podemos transformar o carro sem realmente melhorá-lo”, seguiu.

Desde o GP da Hungria, a Williams já conquistou 23 pontos, sendo 16 com Russell e outros 7 com Latifi, ocupando a oitava posição no Mundial de Construtores. No último fim de semana, na Rússia, o britânico conseguiu a terceira posição no grid e andou sempre entre os primeiros colocados, mas acabou apenas em décimo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.