Horner volta atrás e vê legalidade em conceito “muito inovador” da Mercedes

Depois de queimar a largada e citar ilegalidade nas novidades introduzidas pela adversária no teste do Bahrein, o chefe da Red Bull voltou atrás e reconheceu que o carro de Lewis Hamilton e George Russell cumpre todos os aspectos do regulamento

Mercedes choca mundo da Fórmula 1 com carro quase sem sidepods (Vìdeo: DAZN España/F1)

Christian Horner reconheceu que o carro da Mercedes não viola o regulamento da Fórmula 1 para 2022. Depois de queimar a largada e sair apontando ilegalidades no W13, o chefe da Red Bull reconheceu que os rivais conseguiram uma solução inovadora que cumpre todos os requisitos do regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

O W13 que foi para a pista em Sakhir tem sidepods muito menores e muito mais finos, quase ausentes, em design mais ousado e agressivo. Mas tão logo viu o carro guiado por Lewis Hamilton na pista barenita, Horner saiu apontando irregularidades em entrevista à publicação Auto Motor und Sport.

CHRISTIAN HORNER; RED BULL; GP DA HUNGRIA; HUNGARORING;
Christian Horner recnheceu que o carro da Mercedes não é ilegal (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Isso não corresponde com o espírito do regulamento. Para nós, esse sidepod é ilegal”, acusou o chefe da Red Bull.

A equipe dos energéticos, aliás, chegou a voltar atrás na própria quinta-feira, primeiro negando a entrevista de Christian e, depois, alegando que ele não tinha manifestado a opinião da escuderia. Na sequência, o dirigente falou com a transmissão oficial da categoria e passou a bola para a equipe técnica da Red Bull, alegando que não tinha visto direito o W13 para poder opinar.

Agora mais calmo, Horner mudou de ideia e reconhece não só que a solução da ‘Flecha de Prata’ está dentro do regulamento, mas é também uma saída criativa. Questionado sobre os sidepods da Mercedes, Christian respondeu: “É, imaginei que você fosse perguntar a respeito disso”.

“A Mercedes surgiu com algo muito inovador. É um conceito bem diferente daquilo que nós buscamos” admitiu. “Isso mostra que a criatividade existe mesmo dentro de regras restritas como as da F1, com soluções muito diferentes aparecendo”, ponderou.

Indagado, então, se a evolução do W13 está dentro da legalidade, o dirigente da equipe dos energéticos falou: “Absolutamente. Parece que eles marcaram todas as caixas”.

Christian, porém, não deixou passar a oportunidade de dar uma alfinetadinha na concorrência. “Se isso está no caminho certo, só o tempo vai dizer”, completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

AO VIVO: O DIA 1 DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 NO BAHREIN | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar