Churrasqueira e Star Wars: equipes montam sensores exóticos para testes da Fórmula 1

Em sessões como as da pré-temporada, é comum que as equipes lancem mão de sensores para a realização de testes aerodinâmicos e, assim, fazer as primeiras avaliações dos novos carros. As primeiras horas de sessão no Bahrein, nesta sexta-feira, renderam imagens curiosas

A Ferrari apresentou o carro 2021 com a esperança renovada (e o carro também) (Vídeo: GRANDE PRÊMIO)

As equipes da Fórmula 1, em sua maior parte, fizeram uso de sensores aerodinâmicos para a realização das primeiras avaliações sobre os novos modelos na pista nesta manhã de sexta-feira (12), na abertura dos testes de pré-temporada em Sakhir, no Bahrein. As traquitanas encaixadas nos carros renderam imagens peculiares.

DANIEL RICCIARDO; MCLAREN; PRÉ-TEMPORADA; DIA 1; BAHREIN
Daniel Ricciardo também fez uso dos sensores no começo dos testes da F1 no Bahrein (Foto: F1/Twitter)

A Ferrari, por exemplo, levou a nova SF21 à pista, tendo Charles Leclerc ao volante, com sensores instalados na parte traseira do carro, dando ao modelo ares de filme de ficção científica, como Star Wars.

Já a Red Bull, com Max Verstappen na pilotagem do novo RB16B, instalou os sensores na parte dianteira do carro, posicionando uma espécie de grelha entre a suspensão e os pneus, assim como sua coirmã, a AlphaTauri, com Pierre Gasly sendo o responsável por acelerar o novo modelo, o AT02.

MAX VERSTAPPEN; RED BULL; FÓRMULA 1; F1 2021; PRÉ-TEMPORADA;
Max Verstappen e o sensor em formato de grelha da Red Bull nesta manhã (Foto: F1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

A McLaren, com Daniel Ricciardo, que após duas horas de teste nesta manhã liderava a tabela de tempos, encaixou os seus sensores aerodinâmicos, também em formato de grelha, na parte traseira da nova MCL35M, que neste ano é empurrada pelo motor Mercedes.

Com Valtteri Bottas ao volante do W12, a Mercedes também fez as suas avaliações aerodinâmicas, mas diferente das adversárias optou por instalar um sensor um tanto mais discreto. O finlandês, no entanto, completou apenas uma volta antes de regressar aos boxes da equipe heptacampeã do mundo em razão de problemas no câmbio.

FERRARI; CHARLES LECLERC; SF21; PRÉ-TEMPORADA; DIA 1;
Charles Leclerc acelera com a Ferrari ‘Star Wars’ em teste no Bahrein (Foto: Reprodução)

Os elementos são acoplados aos modelos para, via de regra em velocidade reduzida, analisar o comportamento aerodinâmico dos carros e fazer a correlação dos dados obtidos em testes realizados no túnel de vento. Tais avaliações são muito importantes, sobretudo em razão do período bastante curto de pré-temporada, somente três dias.

GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em Sakhir. Acompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.

E, ao fim de cada um dos dias de teste, vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.