Cláusula em contrato pode livrar Alonso de acordo com Ferrari já em 2015, revela revista alemã

Visado pela McLaren, Fernando Alonso pode se ver livre da Ferrari por conta de uma brecha em seu contrato com a equipe italiana. A cláusula, segunda a revista alemã ‘Auto Motor Und Sport’, diz que o espanhol está liberado se estiver até 1º de setembro a 25 pontos ou mais do líder do campeonato

A McLaren já não faz mais segredo de que deseja um piloto do primeiro escalão em pelo menos um seus carros no ano que vem, especialmente diante da reedição da parceria com a Honda, que, a partir de 2015, vai passar a fornecer motor para o time inglês. Entende-se que a fabricante japonesa esteja por atrás das ambições da equipe de Woking, porque vai investir alto também como patrocinadora da esquadra britânica.

Especulações na imprensa inglesa apontam o nome de Fernando Alonso como favorito para liderar a McLaren na nova fase, mas estrelas como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton não estão descartadas. Ainda segundo os jornalistas britânicos, a equipe chefiada por Ron Dennis vai esperar até ter uma definição sobre Alonso para, enfim, tomar uma decisão sobre a próxima dupla de pilotos.

Quedê Fernando Alonso? (Foto: Beto Issa)

Só que os três, a princípio, estão ainda sob contrato com suas equipes até o fim da próxima temporada. O cenário, entretanto, deve mudar em 2016, quando os acordos se encerram. Porém, uma reviravolta também pode acontecer no caminho. Pelo menos é que afirma a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.

De acordo com a publicação, há uma brecha no contrato de Alonso com a Ferrari que libera o piloto antes do fim do acordo. A cláusula determina que, se o bicampeão estiver a 25 pontos ou mais do líder do campeonato até 1º de setembro, estará automaticamente livre dos compromissos com a equipe italiana e poderá, então, negociar com outros times.

No momento, Alonso ocupa a quarta posição no Mundial de Pilotos e está a 99 pontos de Nico Rosberg, que comanda a tabela de classificação. Portanto, o espanhol pode vir a se tornar a peça-chave desse tabuleiro.

Em entrevista ao site da F1, Dennis deixou claro que o time inglês procura "os melhores pilotos", mas admitiu que eles precisam estar disponíveis também. O dirigente não negou que a esquadra esteja atrás de campeões.

Por sua vez, Marco Mattiacci, o chefe da Ferrari, declarou que tanto Alonso quanto Kimi Räikkönen vão permanecer no time vermelho também em 2015. A mídia italiana ainda garante que o espanhol já está negociando um novo contrato de cifras altas com Maranello. A proposta é de um acordo de três anos no valor de € 105 milhões (cerca de R$ 315 mi).

Alonso deve ficar na Ferrari e crer no plano da nova direção ou a McLaren com motor Honda é o melhor caminho? 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.