Coluna Punta-Taco, por Francis Trennepohl: As mídias sociais e a vendedora de ilusões
Nós, brasileiros, nos acostumamos com vitórias e títulos na F1 e, mesmo após 23 anos do último triunfo de Senna, permanecemos com uma esperança que mistura excesso de otimismo, infantilidade e uma dose cavalar de esperança alimentada em todas as matérias e transmissões das provas por parte da Globo
As mídias sociais são uma “febre” e há algum tempo passaram a ter uma importância que talvez seja impossível mensurar de forma precisa sua dimensão, porém é certo que por meio delas há uma resposta imediata para tudo que está acontecendo no mundo, da política ao esporte, em que se constroem heróis da noite para o dia e com a mesma velocidade eles se tornam vilões ou trapalhões.
O exemplo mais recente disso no automobilismo foi a última corrida na Áustria e, obviamente, eu me refiro ao Felipe Massa, tratado na emissora oficial e nas redes sociais como um “herói brasileiro” no sábado, ao fazer a pole, e quase um inimigo público número 1 no domingo, após a confusa estratégia adotada pela Williams, fator que na minha opinião foi decisivo para estragar a corrida de Massa.

Relacionadas
Nós, brasileiros, nos acostumamos com vitórias e títulos na F1 e, mesmo após 23 anos do último triunfo de Senna, permanecemos com uma esperança que mistura excesso de otimismo, infantilidade e uma dose cavalar de esperança alimentada em todas as matérias e transmissões das provas por parte da Globo.
Esse “pachequismo” desvairado onde só a vitória interessa e o resto é lixo só serve para agravar esse sentimento, que, em minutos ou horas, vira uma revolta sem precedentes. Com Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet aposentados e Ayrton Senna morto, os brasileiros esperavam desesperadamente que Rubens Barrichello fosse o substituto dos três anteriores e pudesse conquistar títulos.
No que diz respeito a resultados, não foi, mas isso faz de Barrichello um piloto ruim? Jamais! A grande esperança depois passou a ser Felipe Massa, propagandeado pela emissora oficial como o novo substituto, “o cara” a conquistar os títulos para a o Brasil. Também não conquistou, e certamente não o conquistará este ano. Isso faz de Massa um piloto ruim? Obviamente que não.
É impressionante e inacreditável a forma como as coisas são colocadas, gerando uma expectativa que jamais será alcançada com relação a desempenho, resultados e títulos, e talvez o que desassossegue ainda mais é que muitas pessoas acreditam que aquilo tudo que está sendo falado sobre vitórias, lutar por títulos, possa acontecer. E a reação disso vem por meio das redes sociais, com um massacre direcionado ao Massa que, se não é o melhor piloto do grid, também está bem longe de ser o pior.
E, desta forma, a vida segue, tendo de um lado uma vendedora de ilusões tentando construir um novo ídolo/mito na F1 e de outro a resposta nas mídias sociais, sendo que em algumas vezes essa reação é exagerada, desproporcional e deselegante.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!