Com ajuda da Ilmor, Honda alcança melhora e deixa McLaren em dúvida sobre fornecedora de motor para 2018

Inicialmente, a McLaren parecia inclinada a deixar o casamento com a Honda nesta temporada e buscar um acordo com a Renault. Mas de acordo com o site norte-americano ‘Motorsport.com’, a ajuda da marca chefiada por Mario Illien fez com que os japoneses obtivessem ganhos significativos em termos de motor, fazendo a equipe de Woking considerar manter a parceria com a Honda

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A McLaren ainda não definiu sua fornecedora de motores para a temporada 2018 da F1. A série de problemas de potência e confiabilidade do motor Honda ao longo dos últimos anos levou a equipe de Woking a buscar alternativas e, depois da recusa de Ferrari e Mercedes, enxerga em uma eventual aliança com a Renault uma chance de voltar a brigar por vitórias no Mundial. Mas a Honda, segundo informa o site norte-americano ‘Motorsport.com’, pediu ajuda à Ilmor, famosa preparadora de motores chefiada pelo suíço Mario Illien, e alcançou melhoras significativas em testes no dinamômetro enquanto trabalha na unidade de potência para 2018.

 
Assim, a evolução conquistada pela Honda, com o auxílio da Ilmor, faz com que a McLaren considere até mesmo continuar a aliança com a fábrica de Sakura em 2018, com a perspectiva de ter um ano muito melhor e mais competitivo.
A Honda trabalha duro para manter a parceria com a McLaren para a próxima temporada (Foto: Honda Racing)
Tal evolução, que a Honda acredita ter chance de evidenciar nas próximas corridas da temporada, como o GP da Bélgica e da Itália — em Spa-Francorchamps e Monza, respectivamente, pistas que demandam muita potência do motor — e, de quebra, convencer a McLaren a seguir com a parceria para 2018.
 
Em contrapartida, ainda não há uma definição oficial sobre a parceria com a Toro Rosso. No entanto, tal cenário ainda não é descartado por completo pela Honda. O fato é que a Renault, caso forneça seus motores para a fábrica de Faenza, vai trabalhar com três equipes em 2018, além da Red Bull e do seu próprio time oficial. No entanto, a marca de Viry-Châtillon parece não estar inclinada a fornecer motores para uma quarta equipe, de modo que um acordo com a McLaren parece ser cada vez menos provável.
 
Consultada sobre a ajuda da Ilmor para evoluir o desenvolvimento da sua unidade de potência, a Honda não negou, mas preferiu não divulgar maiores detalhes.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Embora nós não negamos a possibilidade de trabalhar com consultores terceirizados, não vamos discutir os detalhes. Agora nós estamos trabalhando no desenvolvimento da unidade de potência de 2018, mas nada específico pode ser mencionado neste momento além do fato de estarmos trabalhando muito duro para melhorar e nos tornarmos mais competitivos”, afirmou a empresa japonesa por meio da sua assessoria de imprensa.

 
A ligação entre a Honda e a Ilmor vem na esteira da notícia de que a fábrica de Sakura mudou a forma de desenvolver seu motor. Depois de alcançar resultados pouco realistas no seu dinamômetro com um motor monocilíndrico, a Honda agora parte para testar as alterações diretamente no motor V6, acreditando que os resultados de pista são muito mais precisos. Com a Ilmor, a Honda passa a contar com um dinamômetro capaz de refletir resultados mais reais.
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.