Com descongelamento barrado pela Mercedes, times apostam em brecha no regulamento para desenvolver motores

Com o descongelamento dos motores barrado pela Mercedes, equipes buscaram no regulamento uma brecha que os permita desenvolver os propulsores por mais tempo. Código atual não traz data limite para homologação dos motores de 2015

Com o descongelamento dos motores barrado pela Mercedes, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) terá um grande desafio pela frente, já que alguns times acreditam na existência de uma brecha no regulamento de 2015 que permitiria o desenvolvimento dos propulsores por mais tempo.
 
As demais fabricantes tentaram convencer a Mercedes a liberar uma atualização nos motores em meados da temporada, mas a fábrica de Brackley não aceitou os argumentos das rivais. Assim, Renault e Ferrari seguem em buscas de alternativas que ampliem o tempo de desenvolvimento.
Diretor-técnico da Ferrari, James Allison começou debate sobre data da homologaão dos motores (Foto: Getty Images)
De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, em uma recente reunião técnica da FIA, alguns times colocaram em questão o fato de a entidade não ter colocado uma data limite para a homologação das unidades de potência.
 
Embora o senso comum indique que a homologação deva ser feita antes da primeira corrida do ano, os times argumentam que a ausência de uma data limite permite que eles optem por homologar os motores mais tarde.
 
A questão foi levantada pelo diretor-técnico da Ferrari, James Allison, durante uma reunião em Abu Dhabi, mas a FIA alega que, apesar de não haver uma data limite, outras cláusulas explicam o que deve ser feito com o motor.
 
O segundo parágrafo do Apêndice 4 do Regulamento Esportivo da F1, por exemplo, determina que “uma fábrica não deve homologar mais de uma especificação da unidade de potência”.
 
De acordo com a entidade máxima do automobilismo, esta cláusula evita que os fabricantes utilizem dois tipos de motores ao longo do ano, impedindo uma homologação tardia.
 
As equipes argumentam, entretanto, que a fábrica homologaria um único motor em 2015 e, antes disso, utilizariam a unidade de 2014.
 
Segundo uma fonte da revista inglesa, a Ferrari não está sozinha neste debate. 
 
“Não há uma data específica para a homologação do motor, então, em teoria, você poderia esperar algumas corridas antes de fazer isso”, diz a fonte da ‘Autosport’. “Isso permitiria um tempo valioso de desenvolvimento, mas, igualmente, isso significaria começar o ano com o motor mais lento de 2014”, apontou.
 
Apesar da negativa da FIA, os times têm caminho livre para levar o assunto aos comissários do GP da Austrália, primeira etapa de 2015. Um porta-voz da entidade, porém, ressaltou que a meta é resolver a questão antes disso.
 
“Nossa posição, manifestada claramente na reunião, é que você só pode ter um tipo de motor homologado por ano”, explicou o porta-voz. “Então, o que quer que seja que você leve para Melbourne, este é o seu motor homologado”, seguiu.
 
“Sempre foi previsto, embora não explicitamente dito nas regras, que as fábricas teriam de lidar com as mudanças no motor dentro dos limites das regras e aí apresentar seu motor de 2015”, comentou. “É simples, mas quando você lê, infelizmente não diz isso”, lamentou.
 
“Entretanto, você tem o segundo parágrafo do Apêndice 4 e incontáveis reuniões onde isso ficou claro”, ressaltou. “O assunto ainda precisa ser discutido, mas vamos resolver isso antes de Melbourne”, assegurou.
 
Única nova fabricante no Mundial, a Honda tem a data de 28 de fevereiro de 2015 como limite para homologar seu motor.
CANDIDATO AO TÍTULO

Depois de finalizar a temporada 2014 com o pódio do segundo lugar em Abu Dhabi, Felipe Massa não esconde que a meta para 2015 é fazer a Williams se aproximar ainda mais da Mercedes e tentar entrar na briga pelo título. O brasileiro entende que a equipe possui chance real de crescer ainda mais e se aproximar da Mercedes na luta por vitórias ou até mesmo pelo campeonato. A equipe inglesa fechou a temporada deste ano na terceira posição. "Acho que podemos ter um ano melhor, um carro mais competitivo. E aí poderemos voltar a lutar por vitórias e também pelo campeonato", declarou.

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QUERENDO SER SENNA

Lewis Hamilton nunca escondeu sua admiração por Ayrton Senna. Agora bicampeão, o britânico admitiu durante uma premiação da revista inglesa ‘Autosport’ que sua meta é repetir o feito do brasileiro e conquistar o tricampeonato. “Eu sempre quis imitar Ayrton, então agora que tenho o segundo, vou trabalhar realmente duro para conquistar o terceiro”, falou o campeão de 2014.

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