Com o descongelamento dos motores barrado pela Mercedes, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) terá um grande desafio pela frente, já que alguns times acreditam na existência de uma brecha no regulamento de 2015 que permitiria o desenvolvimento dos propulsores por mais tempo.
As demais fabricantes tentaram convencer a Mercedes a liberar uma atualização nos motores em meados da temporada, mas a fábrica de Brackley não aceitou os argumentos das rivais. Assim, Renault e Ferrari seguem em buscas de alternativas que ampliem o tempo de desenvolvimento.
Diretor-técnico da Ferrari, James Allison começou debate sobre data da homologaão dos motores (Foto: Getty Images)
De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, em uma recente reunião técnica da FIA, alguns times colocaram em questão o fato de a entidade não ter colocado uma data limite para a homologação das unidades de potência.
Embora o senso comum indique que a homologação deva ser feita antes da primeira corrida do ano, os times argumentam que a ausência de uma data limite permite que eles optem por homologar os motores mais tarde.
A questão foi levantada pelo diretor-técnico da Ferrari, James Allison, durante uma reunião em Abu Dhabi, mas a FIA alega que, apesar de não haver uma data limite, outras cláusulas explicam o que deve ser feito com o motor.
O segundo parágrafo do Apêndice 4 do Regulamento Esportivo da F1, por exemplo, determina que “uma fábrica não deve homologar mais de uma especificação da unidade de potência”.
De acordo com a entidade máxima do automobilismo, esta cláusula evita que os fabricantes utilizem dois tipos de motores ao longo do ano, impedindo uma homologação tardia.
As equipes argumentam, entretanto, que a fábrica homologaria um único motor em 2015 e, antes disso, utilizariam a unidade de 2014.
Segundo uma fonte da revista inglesa, a Ferrari não está sozinha neste debate.
“Não há uma data específica para a homologação do motor, então, em teoria, você poderia esperar algumas corridas antes de fazer isso”, diz a fonte da ‘Autosport’. “Isso permitiria um tempo valioso de desenvolvimento, mas, igualmente, isso significaria começar o ano com o motor mais lento de 2014”, apontou.
Apesar da negativa da FIA, os times têm caminho livre para levar o assunto aos comissários do GP da Austrália, primeira etapa de 2015. Um porta-voz da entidade, porém, ressaltou que a meta é resolver a questão antes disso.
“Nossa posição, manifestada claramente na reunião, é que você só pode ter um tipo de motor homologado por ano”, explicou o porta-voz. “Então, o que quer que seja que você leve para Melbourne, este é o seu motor homologado”, seguiu.
“Sempre foi previsto, embora não explicitamente dito nas regras, que as fábricas teriam de lidar com as mudanças no motor dentro dos limites das regras e aí apresentar seu motor de 2015”, comentou. “É simples, mas quando você lê, infelizmente não diz isso”, lamentou.
“Entretanto, você tem o segundo parágrafo do Apêndice 4 e incontáveis reuniões onde isso ficou claro”, ressaltou. “O assunto ainda precisa ser discutido, mas vamos resolver isso antes de Melbourne”, assegurou.
Única nova fabricante no Mundial, a Honda tem a data de 28 de fevereiro de 2015 como limite para homologar seu motor.
CANDIDATO AO TÍTULO
Depois de finalizar a temporada 2014 com o pódio do segundo lugar em Abu Dhabi, Felipe Massa não esconde que a meta para 2015 é fazer a Williams se aproximar ainda mais da Mercedes e tentar entrar na briga pelo título. O brasileiro entende que a equipe possui chance real de crescer ainda mais e se aproximar da Mercedes na luta por vitórias ou até mesmo pelo campeonato. A equipe inglesa fechou a temporada deste ano na terceira posição. "Acho que podemos ter um ano melhor, um carro mais competitivo. E aí poderemos voltar a lutar por vitórias e também pelo campeonato", declarou.
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QUERENDO SER SENNA
Lewis Hamilton nunca escondeu sua admiração por Ayrton Senna. Agora bicampeão, o britânico admitiu durante uma premiação da revista inglesa ‘Autosport’ que sua meta é repetir o feito do brasileiro e conquistar o tricampeonato. “Eu sempre quis imitar Ayrton, então agora que tenho o segundo, vou trabalhar realmente duro para conquistar o terceiro”, falou o campeão de 2014.
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