Com efeito imediato, FIA decide proibir instruções via rádio que ajudem a melhorar desempenho dos carros e dos pilotos

A FIA decidiu restringir o uso do rádio entre equipes e pilotos. A entidade vai proibir que informações que ajudem no desempenho do carro ou do piloto durante as etapas. A medida passa a valer a partir do GP de Cingapura

A FIA anunciou nesta quinta-feira (11) que as equipes da F1 estão proibidas de transmitir informações via rádio que ajudem a melhorar o desempenho do carro ou do piloto durante as etapas do Mundial. A medida tem efeito imediato e passará a valer já a partir do GP de Cingapura, portanto, daqui a pouco mais de uma semana.

Na sequência da reunião do Grupo de Estratégia da F1, que aconteceu no último fim de semana, em Monza, na Itália, a entidade máxima do esporte propôs uma forma de limitar as discussões pelo rádio. O objetivo é tornar a vida do piloto mais difícil e independente do pit-wall.

Conversas de rádio são limitadas pela FIA (Foto: Getty Images)
  OPINIÃO GRANDE PRÊMIO
   VICTOR MARTINS
Câmbio desligo: a ideia da FIA é tão tosca que só explica por ser de quem é
   

Charlie Whiting, diretor de provas da F1, escreveu às equipes para deixar claro que haverá um corte dramático com relação às informações que os engenheiros podem transmitir aos pilotos. Em uma diretiva técnica, enviada aos 11 times do grid nesta quinta, ficou claro que dados sobre velocidade, performance, mesmo sobre os rivais, não serão mais permitidos.

A ação é baseada em uma leitura mais apurada do Artigo 20.1 do Regulamento Esportivo da F1, que fala que "o piloto deve guiar o carro sozinho e sem ajuda”.

#GALERIA(5058,80788)

"A fim de assegurar que o artigo 20.1 do Regulamento Esportivo seja respeitado por todas as equipes, nós temos a intenção de seguir rigorosamente essas regras com efeito imediato. Portanto, nenhuma conversa de rádio dos boxes para o piloto poderá incluir qualquer informação relativa à performance do carro ou do piloto", disse Whiting, no documento mandado aos competidores.

"Nós também gostaríamos de lembrar que as transmissões de dados dos pits para os carros também são proibidas, de acordo com os artigos 8.5.2 do Regulamento Técnico do Mundial", completou.

Pacote GRANDE PRÊMIO para o GP de Abu Dhabi de F1: 
Consulte já as condições especiais para ver a decisão do campeonato

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.