Com futuro na F1 ameaçado, Monza substitui brita por asfalto na área de escape da curva Parabólica

Às vésperas do GP da Itália, o circuito de Monza está substituindo a brita da Parabólica por asfalto. Mudança pode ser reflexo de exigências do Mundial de Superbike

O circuito de Monza está passando por uma alteração nesta semana. Ainda com o futuro da pista na F1 ameaçado, os responsáveis pelo traçado decidiram substituir a brita pelo asfalto na curva Parabólica.
 
Última curva do traçado italiano, a Parabólica tradicionalmente tinha uma faixa de brita após um trecho de grama, para penalizar os pilotos que escapassem do traçado em uma das mais desafiadoras curvas do Mundial. 
Curva Parabólica é uma das mais desafiadoras da F1 (Foto: Paul Gilham/Getty Images)
Nesta quinta-feira (7), entretanto, pipocaram imagens na internet com essa faixa de brita sendo substituída por asfalto. O GP da Itália de F1 está marcado para o dia 7 de setembro, ainda cercado por dúvidas, já que Bernie Ecclestone ameaçou não renovar o contrato com a pista para além de 2016.
 
A mudança na Parabólica pode ser reflexo das exigências feitas pelo Mundial de Superbike para voltar ao traçado em 2015. A categoria, que é promovida pela Dorna, deixou Monza neste ano, após o circuito não conseguir a homologação da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). 
 
Em janeiro deste ano, os responsáveis pela pista, junto com os comissários de segurança da Superbike, Igor Eskinja e Frank Vayssié, e o diretor do certame, Gregorio Lavilla, fizeram uma inspeção no traçado, para apontar possíveis mudanças. Após o encontro, a SIAS, gestora do autódromo, ficou de avaliar modificações e submetê-las à aprovação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.