Com Renault e Sirotkin, Pirelli testa pneus de 18 polegadas em Paul Ricard

Os pneus de 18 polegadas, novidade da Fórmula 1 para 2021, foram para a pista em Paul Ricard. No primeiro teste desde o anúncio, a Renault cedeu um carro modificado e o piloto reserva Sergey Sirotkin para que a Pirelli coletasse dados

A Pirelli colocou a mão na massa nesta quinta-feira (12) e deu início a uma nova fase do desenvolvimento dos pneus de 2021 da Fórmula 1. Com um carro modificado da Renault e o piloto reserva Sergey Sirotkin ao volante, a fábrica italiana realiza um dia de testes com os pneus de 18" em Paul Ricard.
 
A atividade representa o primeiro teste de pista com os novos pneus desde o anúncio da mudança, parte do pacote de mudanças da F1 para 2021. Sem muitas referências, a Pirelli aproveita Paul Ricard como uma espécie de laboratório.
 
“Esse é o primeiro teste real com pneus de 18" em um carro modificado, um carro novo”, disse Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli. “Então tudo é novo e estamos cercados de pontos de interrogações, mas é importante que a gente comece isso em setembro. Aí ao menos vamos ter tempo e reagir caso haja algum comportamento não previsto em nossas simulações”, seguiu.
O novo pneu de 18"da F1, novidade para a temporada 2021 (Foto: Pirelli)

Dessa forma, o desenvolvimento dos pneus de 2021 e dos de 2020 acontece de forma concomitante. A Pirelli está na fase final de testes dos compostos do próximo ano, ainda à luz das diversas críticas de equipes como Red Bull e Ferrari sobre o material de 2019.

A única referência real que a Pirelli tinha a respeito dos pneus de 18" foi um teste no já distante ano de 2014, quando a ideia surgiu pela primeira vez. Na ocasião, a Lotus – justamente a antecessora da Renault – cedeu o carro e Charles Pic para um teste em Silverstone. A ideia foi engavetada pouco depois, só sendo retomada agora. A Fórmula 2, categoria formadora, vai tomar o mesmo caminho com um ano de antecedência, em 2020.

Paddockast #32
AS PISTAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.