Com tempo da manhã, Ricciardo fecha primeiro dia de testes em Barcelona na liderança. Alonso recupera quilometragem
Daniel Ricciardo não chegou nem perto de melhorar o tempo da manhã, mas isso não foi problema – como os rivais também estavam mansos, o australiano fechou o primeiro dia de testes na liderança. Fernando Alonso, que teve uma manhã decepcionante, evitou contratempos e somou quilometragem
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O fim de manhã frenético em Barcelona nesta segunda-feira (26), com trocas de ponteiros nos últimos minutos, foi sucedido por uma tarde de pouca ação. Poucas equipes foram capazes de melhorar os tempos matinais, o que deixou Daniel Ricciardo em condições de confirmar a liderança no primeiro dia de atividades da F1 em 2018.
Ricciardo seguiu com o tempo de 1min20s179. O piloto andou bastante durante a tarde, mas nunca ficando abaixo de 1min21s. Existe mais de um fator para o tempo piorar: além de a Red Bull fazer stints mais longos, com tanque mais cheio, a equipe sofreu com o clima mais frio – 8º C – e a garoa que chegou a cair em determinados momentos.
Desse jeito, Valtteri Bottas seguiu em segundo na tabela de tempos, mesmo sem sequer participar da atividade vespertina – Lewis Hamilton assumiu o carro. Kimi Räikkönen, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso fecharam o top-5.
Daniel Ricciardo, líder em Barcelona (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
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Alonso, aliás, que foi um raro caso de piloto que evoluiu na tarde. O espanhol teve uma manhã decepcionante – um pneu se soltou por completo por conta de uma porca defeituosa – e precisou remar durante a tarde para acumular quilometragem. Ao todo, foram mais de 40 voltas e zero problemas mecânicos em um primeiro dia mais auspicioso do que os que a McLaren se acostumou a ter nos dias de Honda.
O sexto lugar foi de Carlos Sainz Jr., distante do tempo alcançado pelo companheiro Hülkenberg. O campeão Lewis Hamilton pintou em sétimo, sem sequer tentar voltas verdadeiramente rápidas. Brendon Hartley, incrivelmente um dos pilotos com mais voltas a bordo da Toro Rosso-Honda, pintou em oitavo.
Já minutos depois do fim da atividade, veio a confirmação de que Alonso cairia para sétimo. O motivo? O espanhol deu uma belíssima cortada no traçado da pista em sua melhor volta. As equipes de F1 seguem testando em Barcelona ao longo da semana. A primeira bateria de atividades coletivas dura quatro dias, até quinta-feira (1º).
Saiba como foi a tarde do primeiro dia de testes coletivos da F1
Como de costume, as equipes demoraram para retomar as atividades em Barcelona. A bandeira verde, permitindo o início da sessão, foi agitada às 10h (de Brasília). Mas foi só às 10h36min que um carro saiu dos boxes – a Williams de Sergey Sirotkin.
E saiu dos boxes já em condições não ideais – a chuva ameaçava cair em Barcelona. Mesmo que fosse uma garoa bem fina, era algo que ameaçava a sequência da tarde de testes.
Fernando Alonso teve uma tarde positiva (Foto: McLaren)
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Além de Sirotkin, Fernando Alonso também resolveu acelerar. O espanhol tinha pressa para reverter os problemas matinais, que resultaram em tempo perdido para a McLaren. O mesmo vale para Romain Grosjean, que também não deixou a Haas muito feliz com a quilometragem.
Daniel Ricciardo, líder da manhã, foi à pista também e seguiu encontrando boas voltas. Mesmo assim, os tempos de 1min22s ainda estavam longe de ameaçar o 1min20s das primeiras horas do dia. Lewis Hamilton, pela primeira vez pilotando a nova Mercedes, também começava com timidez e ficava com 1min23s.
Quem deixava a timidez de lado era Alonso. Ainda apostando nos supermacios, o espanhol conseguiu 1min21s339 e subiu para quinto na tabela de tempos. É bem verdade que o tempo ainda estava distante do alcançado por Ricciardo, mas bastava para deixar os britânicos animados.
Se os alaranjados queriam testar os compostos mais macios, a Mercedes mostrava relutância para fazer o mesmo. Foi só após quase duas horas de treino vespertino que os atuais campeões deixaram de andar com médios para usar macios. Mesmo assim, Hamilton não conseguia bons tempos de volta – talvez por andar com tanque cheio.
Brendon Hartley somou um bom número de voltas (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
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O tempo passava e o treino seguia sem sal. A garoa caía muito levemente, o que bastava para que as equipes não se aventurassem. A exceção era a McLaren, que deixava Alonso na pista a qualquer custo.
Outro que resolveu tentar algo na pista foi Carlos Sainz Jr. Assumindo o carro pilotado por Nico Hülkenberg durante a manhã, o espanhol conseguiu boas voltas. Não ao nível do alemão, consolidado em quarto: Carlos estava em sexto, 1s6 mais lento.
Depois de anotar sua melhor volta, Sainz voltou a focar apenas em quilometragem. Junto dele, Ricciardo fazia o mesmo e ameaçava tirar a Toro Rosso do posto de equipe com mais voltas em Barcelona.
Mas até os planos de somar voltas foram afetados. A chuva começou a cair com força nos últimos 20 minutos de atividade. Mas as equipes persistiram: ao contrário do que a lógica dos treinos indica, alguns pilotos seguiram somando voltas com pneus intermediários ou de chuva. Outras, como a Mercedes, deram o dia por encerrado.
F1, Barcelona, pré-temporada, dia 1:
1 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:20.179 | 101 | ||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:20.349 | +0.170 | 58 | |
3 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:20.506 | +0.327 | 80 | |
4 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:20.547 | +0.368 | 73 | |
5 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:22.168 | +1.989 | 26 | |
6 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:22.327 | +2.148 | 25 | |
7 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:22.354 | +2.175 | 40 | |
8 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:22.371 | +2.192 | 93 | |
9 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:22.452 | +2.273 | 46 | |
10 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:22.578 | +2.399 | 55 | |
11 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:23.408 | +3.229 | 61 | |
12 | 34 | Nikita MAZEPIN | RUS | Force India Mercedes | 1:25.628 | +5.449 | 22 | |
13 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:44.148 | +23.969 | 21 |