Com tempo pior em relação à manhã, Hamilton mantém domínio e fecha sexta-feira na frente em Interlagos
A alta temperatura do asfalto impediu Lewis Hamilton de melhorar o tempo estabelecido pela manhã. Ainda assim, o novo tetracampeão do mundo fechou na frente, mas com diferença menor em relação a Valtteri Bottas: apenas 0s048. Daniel Ricciardo foi o terceiro, seguido por Sebastian Vettel e Max Verstappen. E Felipe Massa foi o oitavo, superado por Esteban Ocon
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O segundo treino livre do GP do Brasil de F1 confirmou a Mercedes como a grande força do fim de semana em Interlagos. Na quente tarde desta sexta-feira (10), Lewis Hamilton repetiu o feito da manhã e liderou a sessão. No entanto, o novo tetracampeão do mundo virou tempo mais lento em relação ao recorde da pista, estabelecido no primeiro treino. O britânico marcou 1min09s515, contra 1min09s202 estabelecidos horas antes em São Paulo. Fato é que a temperatura do asfalto estava muito mais elevada, chegando aos 54ºC, o que atrapalhou na melhora dos tempos.
Valtteri Bottas voltou a completar a dobradinha da Mercedes e foi o segundo, porém com tempo bem mais próximo ao de Lewis: o finlandês, que também virou tempo mais lento à tarde, ficou a apenas 0s048 da marca de Hamilton. Daniel Ricciardo colocou a Red Bull em terceiro, logo à frente de Sebastian Vettel. O tetracampeão, que estabeleceu como meta para o fim da temporada o vice-campeonato, teve um começo de fim de semana bem mediano, ficando longe do top-3 nas duas sessões. Max Verstappen colocou o segundo carro taurino no rol dos cinco primeiros, à frente de Kimi Räikkönen e Esteban Ocon. Felipe Massa voltou a andar bem, em oitavo, seguido por Nico Hülkenberg e Fernando Alonso.
A F1 retoma aos trabalhos em Interlagos neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília), com a disputa do terceiro treino livre do fim de semana, com a classificação marcada para 14h. O GRANDE PRÊMIO e o MSN Esportes acompanham 'in loco' o GP do Brasil com Flavio Gomes, Victor Martins, Evelyn Guimarães, Fernando Silva, Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum, Vitor Fazio, Américo Teixeira Jr. e Rodrigo Berton direto de Interlagos. Acompanhe a cobertura aqui e todos os detalhes AO VIVO e em TEMPO REAL aqui.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP do Brasil de F1
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Com 30% de chance de a chuva dar as caras nesta tarde, o segundo treino livre começou bastante movimentado, com os pilotos logo ganhando a pista de Interlagos. Assim, os primeiros tempos não tardaram a vir. Sebastian Vettel, com pneus macios, tomou a ponta com 1min10s993. Brendon Hartley, depois de ter enfrentado nova quebra do motor Renault da sua Toro Rosso, voltou à pista, bem como Antonio Giovinazzi, que entrou na Haas de Kevin Magnussen.
Ainda sem os carros da Mercedes e da Red Bull na pista, a Ferrari tinha uma dobradinha temporária, com Sergio Pérez aparecendo em terceiro, seguido por Stoffel Vandoorne e Fernando Alonso. Os carros vermelhos continuavam na frente, mas com Räikkönen puxando a fila. O 'Homem de Gelo' cravou 1min10s450.
Só que a liderança da Ferrari durou apenas mais alguns minutos. Primeiro, foi Verstappen quem tomou a ponta. Em segunda, sendo 0s010 mais rápido que o holandês, Bottas anotou 1min10s270, ainda com os pneus macios, para estabelecer a verdade e colocar a Mercedes no topo da tabela. Durante seu stint, Bottas tornou-se o primeiro piloto do treino a andar abaixo de 1min10s. Até que Hamilton acabou com a 'brincadeira' do companheiro de equipe para assumir de vez a ponta da sessão com 1min09s742.
Ainda na primeira meia-hora do treino, a Ferrari foi a primeira das equipes a calçar seus carros com pneus supermacios. Em teoria, a lógica dizia que Vettel e Räikkönen retomassem a ponta da sessão. Mas nenhum deles consegiu superar os tempos da Mercedes, mesmo contando com pneus mais rápidos..
Com os supermacios, Bottas chegou a tomar a liderança do treino, mas foi superado novamente por Hamilton, que marcou 1min09s515. A marca, contudo, era inferior ao melhor tempo da manhã — 1min09s202. E isso se justifica sobretudo pela alta temperatura do asfalto, que chegava aos 54ºC. Assim, a melhora dos tempos não era muito significativa de um pneu para o outro.
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Massa, diga-se, voltava a andar bem em Interlagos e tinha o sexto melhor tempo. Sétimo pela manhã, o brasileiro conseguia se colocar à frente de Esteban Ocon e Daniel Ricciardo, os dois com conjuntos superiores ao da Williams. Em contrapartida, Fernando Alonso tinha problemas e passava boa parte do tempo nos boxes da McLaren. Outro que lidava com dificuldades era Marcus Ericsson, que escapava de traseira na Junção e batia seu carro de leve na barreira de pneus. Mas o sueco conseguiu voltar à pista. Stoffel Vandoorne também rodava — na saída do S do Senna.
Ricciardo conseguiu melhorar seu tempo e subiu para terceiro, superando Vettel e Verstappen. Quem também ganhou posições foi Ocon, que passou Massa para ascender à sétima posição. Ao mesmo tempo, os dois carros da Mercedes novamente deixavam os boxes. E com pneus supermacios novos para o trabalho de simulação de corrida na fase final da sessão.
Mesmo com o tempo mais fechado e a maior ameaça de chuva, as equipes conseguiram cumprir o cronograma estabelecido para o fim da sessão com as análises de desempenho em ritmo de corrida. A sessão entrava em sua reta final sem a perspectiva de mudanças na tabela de tempos. Hamilton fechou os trabalhos do dia na frente e demonstrou ser, logo na sexta-feira, o grande favorito à vitória no domingo na terra do seu grande ídolo, Ayrton Senna.
F1, Interlagos, GP do Brasil, TL2, Resultado:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:09.515 | 42 | ||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:09.563 | +0.048 | 45 | |
3 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:09.743 | +0.228 | 37 | |
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:09.875 | +0.360 | 48 | |
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:09.886 | +0.371 | 38 | |
6 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:10.117 | +0.602 | 45 | |
7 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:10.306 | +0.791 | 49 | |
8 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:10.373 | +0.858 | 42 | |
9 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:10.396 | +0.881 | 39 | |
10 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:10.655 | +1.140 | 31 | |
11 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:10.685 | +1.170 | 42 | |
12 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:10.695 | +1.180 | 43 | |
13 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:10.902 | +1.387 | 38 | |
14 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:11.064 | +1.549 | 44 | |
15 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:11.300 | +1.785 | 39 | |
16 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Renault | 1:11.422 | +1.907 | 44 | |
17 | 39 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Renault | 1:11.821 | +2.306 | 54 | |
18 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:11.857 | +2.342 | 43 | |
19 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:11.989 | +2.474 | 17 | |
20 | 50 | Antonio GIOVINAZZI | ITA | Haas Ferrari | 1:12.417 | +2.902 | 37 | |
Tempo 107% | 1:14.381 | +4.866 | ||||||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:09.202 | 10/11/2017 | |||
Melhor volta | Juan Pablo MONTOYA | COL | Williams/BMW | 1:11.473 | 25/10/2004 |
F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO
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