Com tempos acima de 107%, Manor ganha permissão para largar no GP da Malásia. Grosjean perde duas posições

Na letra da lei da FIA, a Manor não largaria no GP da Malásia. Mas os comissários abriram uma exceção e Will Stevens e Roberto Merhi estarão alinhados no grid neste domingo. Já Romain Grosjean, por infração no pit-lane, perdeu duas posições e larga em décimo

Nas CNTP – condições naturais de tempo e pressão -, Will Stevens e Roberto Merhi não largariam para o GP da Malásia. Stevens nem sequer marcou tempo no treino de classificação deste sábado (28), enquanto Merhi ficou fora dos 107% do tempo do pole. Mas a FIA resolveu permitir que os carros da Manor larguem amanhã.
 
Não é exatamente uma surpresa, já que os comissários da FIA têm tido uma postura branda quanto a regra do 107%. Dessa forma, a Manor vai, enfim, conseguir participar da primeira corrida após todo o entrave financeiro do ano passado e de viajar e não participar em duas corridas seguidas.
Romain Grosjean sai em décimo (Foto: Getty Images)
"Estávamos esperando chegar dentro dos 107% hoje e é por isso que viemos trabalhando no fim de semana. Infelizmente perdemos por cerca de 0s4 no final", disse Merhi.
 
Outra decisão tomada pela chefia após o término da classifcação foi a punição de duas posições imposta a Romain Grosjean por conta de uma infração no pit-lane.
 
O francês furou fila para voltar à pista no Q2, o que não é permitido mesmo que, como nesse caso, os pilotos estivessem apressados para dar voltas na pista antes que caísse a chuva em Sepang. Assim, Valtteri Bottas e Marcus Ericsson saltam, respectivamente, para as posições oito e nove, enquanto Grosjean sai em décimo.
 
O REI DAS PISTAS

A chuva veio forte durante a classificação e fez a direção de prova interromper o treino antes do Q3. Mas se a pista molhada podia embaralhar as ações, Lewis Hamilton tratou de mostrar quem é que manda na F1. O inglês fez a pole, mas viu uma perigosa aproximação da Ferrari, com Sebastian Vettel batendo Nico Rosberg no fim. Felipe Massa será o sétimo do grid, enquanto o xará Felipe Nasr vai sair apenas de 16º no GP da Malásia.

McNARDI

Reestreando pela McLaren neste fim de semana, Fernando Alonso tem motivos para comparar o carro preto e prata que dirige em 2015 àquele que guiou pela Minardi em 2001. E não é nem que a sua memória está afetada pelo acidente sofrido nos testes de pré-temporada da F1 em Barcelona, há 26 dias. Quem comprova isso é o cronômetro. Com a Minardi, em 2001, o novato Alonso se classificou em 22º e último lugar para o GP da Malásia. Seu tempo: 1min40s239. Melhor que o feito na classificação com a McLaren…

O DIFERENCIAL

Felipe Nasr não conseguiu ter o mesmo rendimento de Marcus Ericsson durante o Q1 do treino de classificação para o GP da Malásia, dificultado por um problema no diferencial. Tentando sair do buraco da eliminação inicial, Nasr errou na última volta que fez, ficando de fora do treino junto com as McLaren e as Manor. Ainda assim, Felipe crê que, saindo em 16º, pode se recuperar na corrida deste domingo em Sepang e conseguir mais pontos no campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.