Com vice-liderança da temporada sob risco, Ferrari anuncia saída imediata de diretor-técnico Allison

A Ferrari anunciou a saída imediata de James Allison, que estava em sua segunda passagem pela Ferrari desde 2013, quando deixou a Lotus. Para seu lugar, a escuderia de Maranello contratou Mattia Binotto. A equipe italiana tenta meios de reverter o quadro desfavorável depois de ficar apenas um ponto à frente da Red Bull na luta pelo vice do Mundial de Construtores

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Ferrari oficializou, na manhã desta quarta-feira (27), a saída de James Allison do posto de diretor-técnico, com a decisão tendo efeito imediato. O engenheiro britânico, que estava em sua segunda passagem pela escuderia de Maranello, será substituído por Mattia Binotto, experiente engenheiro italiano que faz parte do time desde 1995. A Ferrari enfrenta uma série de problemas de confiabilidade com a SF16-H e vê em xeque a posição de vice-líder do Mundial de Construtores, já que está apenas um ponto à frente da Red Bull, somando 224 pontos, contra 223 da rival taurina.

A Ferrari vive uma crise de resultados nesta temporada. O time italiano começou o ano com a intenção de rivalizar com a Mercedes, com o presidente Sergio Marchionne falando até em abrir a temporada 2016 com vitória na primeira corrida do campeonato, na Austrália. Mas a Ferrari, após 11 vitórias, ainda não venceu, enquanto a equipe alemã faturou dez poles e dez triunfos. Até a Red Bull chegou ao topo do pódio, pelas mãos de Max Verstappen no GP da Espanha.

Os rumores sobre a saída de Allison da Ferrari começaram a surgir há pouco mais de um mês e foram todos negados por Arrivabene, que falou até em desrespeito em relação ao engenheiro, abalado por um enorme drama pessoal: a morte repentina da sua esposa, Rebecca, em março, vítima de meningite. Informações da imprensa europeia dão conta que Allison gostaria de estar junto aos filhos em seu país-natal.

 
A decisão foi de comum acordo entre Ferrari e Allison. O time destacou sua postura profissional nesta sua segunda passagem por Maranello. “A equipe gostaria de agradecer a James pelo seu comprometimento e sacrifício durante o tempo que estivemos juntos e deseja seu sucesso e serenidade para seus empreendimentos futuros”, afirmou Maurizio Arrivabene, chefe da Ferrari, em comunicado oficial.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

James Allison está fora da Ferrari (Foto: Ferrari)
Em sua segunda passagem por Maranello, Allison chegou em 2013 oriundo da Lotus, onde fez grande trabalho e colocou a então equipe de Enstone — comprada pela Renault no fim do ano passado — na trilha das vitórias. Na Ferrari, o britânico foi apontado como um dos grandes responsáveis pela recuperação alcançada em 2015, quando o time voltou a vencer e terminou o ano em segundo lugar na temporada após três triunfos, todos com Sebastian Vettel.
 
No comunicado, Allison falou sobre sua despedida da Ferrari. “Durante os anos em que estive na Ferrari, em duas fases diferentes e desempenhando papéis diferentes, eu pude conhecer e apreciar o valor da equipe e das pessoas, mulheres e homens, que são parte dela”, comentou o britânico.
 
“Gostaria de agradecer a todos pela grande experiência profissional e humana que nós compartilhamos. Gostaria de desejar a todos um futuro feliz e com muito sucesso”, finalizou o engenheiro ao encerrar seu segundo ciclo por Maranello.
PADDOCK GP #39 DEBATE F1 E MOTOGP COM CONVIDADO ALEX BARROS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.