Com vitória na Áustria, Bottas repete 2019 e lidera campeonato. Confira classificação

Valtteri Bottas fechou o primeiro fim de semana do campeonato como líder do Mundial de Pilotos. O feito só não foi exatamente igual ao do início da temporada passada porque o finlandês não aferiu a volta mais rápida da corrida. O ponto extra ficou com Lando Norris, terceiro colocado no Red Bull Ring. Nos Construtores, a McLaren está em segundo, só atrás da Mercedes

Depois de longos 217 dias, a Fórmula 1 viu a primeira corrida da temporada 2020. O animado GP da Áustria, realizado neste domingo (5) no Red Bull Ring, proporcionou grandes surpresas, nada menos que nove abandonos e, após o desfecho da prova vencida por Valtteri Bottas, trouxe uma ordem inesperada para a abertura do Mundial de Pilotos deste ano. O finlandês da Mercedes repetiu o feito do ano passado, quando venceu o GP da Austrália, e com o triunfo no traçado austríaco inicia o campeonato como líder, com 25 pontos.

Uma das grandes surpresas da tarde foi a presença de Charles Leclerc na segunda colocação. A Ferrari, que começou muito mal a temporada, se deu bem com uma acertada decisão estratégica ao chamar o monegasco para a troca de pneus durante o período de segundo safety-car. Assim, o piloto fez as voltas finais da corrida com compostos novos e conseguiu deixar para trás as McLaren de Lando Norris e Carlos Sainz e também a Racing Point de Sergio Pérez. Assim, Charles fechou o fim de semana com 18 pontos.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS O GP DA ÁUSTRIA

Bottas só não repetiu completamente a pontuação obtida em Melbourne em 2019 porque faltou somente o ponto extra pela volta mais rápida da corrida. A bonificação ficou com Norris, um dos grandes nomes do domingo, que foi declarado terceiro colocado após a direção de prova punir Lewis Hamilton pelo toque na Red Bull de Alexander Albon na fase final da corrida. Lando completou o GP da Áustria com seus primeiros 16 pontos no campeonato.

F1 2020, FÓRMULA 1 2020, CHARLES LECLERC, FERRARI, LANDO NORRIS, MCLAREN, GP DA ÁUSTRIA, GP DA ÁUSTRIA 2020
Charles Leclerc e Lando Norris ocupam a segunda e terceira posições do Mundial de Pilotos após o GP da Áustria (Foto: AFP)

De franco favorito à vitória depois do forte desempenho no fim de semana, Hamilton teve de se contentar com o quarto lugar na corrida, que lhe rendeu 12 pontos, enquanto Sainz completa a lista dos cinco primeiros do Mundial de Pilotos após a primeira corrida do ano, com 10 tentos.

Outro piloto de quem se esperava mais na corrida foi Sergio Pérez. O mexicano chegou até a andar em terceiro com a Racing Point, mas a equipe de Silverstone optou por mantê-lo na pista sem trocar pneus durante o segundo período de safety-car. Com compostos mais novos, ‘Checo’ não foi páreo para pilotos como Norris, Sainz, Albon e Leclerc. No fim das contas, Pérez teve de se contentar com o sexto lugar e 8 pontos no campeonato.

Na sequência, o Mundial traz os franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon, da AlphaTauri e Renault, respectivamente, com 6 e 4 pontos. Surpresa ainda maior foi a presença de Antonio Giovinazzi na zona de pontos, com 2 tentos após o nono lugar alcançado na corrida. E Sebastian Vettel, que despencou no grid após incidente com Carlos Sainz na curva 3 na primeira parte da corrida, ainda conseguiu marcar o último ponto em disputa. Dos 11 carros que terminaram a prova, somente Nicholas Latifi, da Williams, não entrou na zona de pontuação.

No Mundial de Construtores, a grande surpresa do fim de semana é ver que a Red Bull, que venceu o GP da Áustria em 2018 e 2019, zerou em 2020. Fruto dos abandonos de Max Verstappen e Alexander Albon.

Se a posição da Mercedes como líder do campeonato, com 37 pontos, não chega a impressionar, a McLaren na segunda colocação dos Construtores é uma gratíssima surpresa, com o time de Woking chegando aos 26 pontos, contra 19 da Ferrari, terceira colocada.

Além da Red Bull, somente Haas e Williams não pontuaram neste domingo. A Racing Point soma 8 tentos com o sexto lugar de Pérez, contra 6 da AlphaTauri, 4 da Renault e 2 da Alfa Romeo.

Segunda etapa da temporada, o GP da Estíria, que também vai ser disputado no Red Bull Ring, acontece no próximo fim de semana. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo em tempo real.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.