Comissário do GP de São Paulo, Burti sugere mudanças em Interlagos: “Visão de piloto”

Luciano Burti conversou com o GRANDE PRÊMIO em Interlagos e revelou animação para desempenhar a função de comissário no GP de São Paulo, inclusive com sugestões para melhorar a pista

Convidado pela Comissão Brasileira de Automobilismo (CBA) para ser comissário no GP de São Paulo, disputado neste fim de semana, Luciano Burti conversou com o GRANDE PRÊMIO de forma exclusiva em Interlagos e abordou as expectativas para exercer uma nova função na Fórmula 1 durante a 20ª etapa da temporada 2023.

Segundo ele, a experiência possui dois lados: por um, caso faça um bom trabalho, poderia ser convocado novamente para exercer o posto no futuro; por outro, se a Fórmula 1 achar que a função poderia ter sido melhor desempenhada, o brasileiro entende que pode não receber o convite uma segunda vez.

“A questão de ser comissário é uma experiência nova. Aceitei justamente para conhecer o outro lado da mesa”, disse Burti ao GP. “É uma experiência que tem dois lados: posso ficar na geladeira, se os caras perceberem que não agrego muito, ou, se for comedido, posso ajudar”, destacou.

Além disso, Burti revelou ter feito algumas sugestões ao andar pela pista na manhã de quinta-feira (2). Segundo ele, a visão de um piloto — com passagem pela Fórmula 1, inclusive — que conhece Interlagos pode ajudar bastante no desempenho da função.

Além de piloto, Burti já desempenhou também a função de comentarista (Foto: Fábio Rocha/Globo)

“Fiz o track walk hoje de manhã e já dei algumas sugestões, é a visão de um piloto que conhece Interlagos”, revelou. “Vamos ver se é legal e acaba dando certo”, completou.

Burti estreou na Fórmula 1 na temporada de 2000, pela Jaguar, com um 11º lugar no GP da Áustria daquele ano. Em 2001, o brasileiro fez as quatro primeiras etapas novamente pela equipe britânica, com uma oitava colocação na Austrália como melhor resultado.

Depois do GP de San Marino, entretanto, Luciano rumou para a Prost, onde permaneceu até a etapa da Bélgica, novamente com um oitavo posto — no Canadá — como ponto alto.

GP de São Paulo será disputado neste fim de semana, em Interlagos (Foto: Reprodução/F1)

Nas últimas três corridas do ano, entretanto, o time francês correu com Tomás Enge no lugar no brasileiro, que foi para a Stock Car a partir de 2005 e venceu duas vezes: Tarumã, em 2009, e Campo Grande, em 2011.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.