Comissários chamam a atenção de pilotos após incidente com Schumacher durante safety-car

Mick Schumacher e Yuki Tsunoda quase bateram quando o safety-car estava na pista durante o GP da Austrália, mas nenhum piloto recebeu punição pelo ocorrido

A manobra brusca de Mick Schumacher durante o safety-car no GP da Austrália de domingo (10) para evitar colisão com Yuki Tsunoda deixou os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em alerta. Apesar de a direção de prova não ter punido nenhum dos envolvidos, os comissários recomendaram que o comportamento dos pilotos com o carro de segurança na pista seja discutido nas próximas reuniões de corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 8 a 10 de abril

Quando o safety-car é acionado, os pilotos são obrigados a diminuir consideravelmente a velocidade, e isso faz com que eles percam temperatura nos pneus. Com pneus mais frios, eles correm o risco de perder aderência na relargada. Para que isso não aconteça, é costume ver os carros andando em zigue-zague, ou mesmo acelerando e freando seguidamente.

Foi o que aconteceu em Melbourne no incidente envolvendo Schumacher e Tsunoda. O piloto da Haas levou um susto com a manobra e conseguiu reagir rápido. Yuki disse, por sua vez, que freou para tentar ficar mais distante de Pierre Gasly, seu companheiro na Alpha Tauri, que estava logo à frente.

Mick Schumacher durante GP da Austrália (Foto: Haas)

“Os comissários consideraram que nenhum piloto violou as regras. No entanto, está claro que a velocidade e a capacidade de frenagem dos carros de F1, especialmente quando precisam manter as temperaturas de pneus e freios, estão em conflito com a distância que os carros devem manter entre si, especificada no regulamento”, avaliaram.

“É preciso dar ênfase a esse ponto nos futuros briefings de pilotos, para que eles mesmo possam encontrar a melhor forma de enfrentar esse desafio antes que aconteça um incidente infeliz”, concluíram os comissários no documento.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.