Como foi o sábado do GP de San Marino de 1994
Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Confira declarações dos pilotos após segundo dia de testes coletivos da F1 no circuito de Abu Dhabi

Pascal Wehrlein ficou com o tempo mais rápido do dia, seguido por Raffaele Marciello e Max Verstappen. Com o maior número de voltas ficou Marcus Ericsson, a bordo da Sauber, com 112

 
Foi do reserva da Mercedes, Pascal Wehrlein, o tempo mais rápido nesta quarta (26), segundo dia de testes coletivos em Abu Dhabi e último dia de atividades de pista da F1 em 2014. O piloto anotou 1min42s624, 0s584 mais veloz que o reserva da Ferrari, Raffaele Marciello, segundo colocado.
 
O novato da Toro Rosso, Max Verstappen, ficou com a terceira colocação, dando mais 78 voltas pela equipe da qual será titular em 2015. Também começando a conhecer o carro que irá guiar no próximo ano, estava Marcus Ericsson, com a Sauber, que deu 112 voltas, mais que todos os outros.
Max Verstappen terminou o dia em terceiro em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Will Stevens colocou a Caterham num inesperado quinto lugar, seguido por Spike Goddard, guiando pela Force India. Daniel Ricciardo ficou na quinta colocação, após sua sessão terminar mais cedo com um problema de superaquecimento. 
 
No oitavo lugar, Felipe Nasr se despediu do posto de piloto reserva da Williams. Alex Lynn e Esteban Ocon seguiram. Os dois guiaram o mesmo carro, a Lotus. Lynn, campeão da GP3, andou à tarde e acabou melhor que Ocon, campeão da F3 Europeia, que rodara pela manhã. 
 
Stoffel Vandoorne, com a McLaren, nem sequer conseguiu dar volta rápida. Anotou duas voltas de instalação, mas teve de parar em definitivo, encerrando dois testes frustrantes para a McLaren-Honda.
 
Confira as declarações:
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, quarto: "Tive dois ótimos dias de testes com apenas alguns problemas. Completamos um programa produtivo ao longo dos dois dias, e cobrimos quase tudo que planejávamos. Pude conhecer as pessoas do time e comecei a trabalhar com todos. Começar a guiar o C33, construir meu entendimento com o carro e dar minha opinião para o carro do próximo ano foi importante. No geral, tive dois dias construtivos. Hoje, continuamos a trabalhar com ajustes diferentes, acertos aerodinâmicos e avaliações de pneus. Foi um bom início. Agora, estou ainda mais motivado a trabalhar duro com o time durante o inverno para estar preparado para o primeiro teste."
 
CATERHAM
 
Will Stevens, quinto: "Hoje fi mais um bom dia. Começamos a testar nosso desempenho no fim do dia. Consegui dar uma boa volta e anotar um tempo rápido na classificação, mas infelizmente tivemos um pequeno problema em minha melhor volta… Com isso dito, não podemos reclamar da confiabilidade aqui em Abu Dhabi. Tem sido uma semana livre de problemas. Aprendi muito nos últimos dois dias, cheguei ao ponto onde agora me sinto confortável no carro.
 
Analisando, eu gostaria de que o final de semana da corrida começasse agora, depois desses dois dias. Eu, definitivamente, tirei o máximo desses testes. Não cometi erros bobos, aprendi muito e aproveitei cada segundo. Fiz um bom trabalho. Vamos ver o que o futuro aguarda."
 
FORCE INDIA
 
Spike Goddard, sexto: "Sinto que hoje foi muito bom. O VJM07 é um grande passo em relação ao meu carro da F3, então a primeira parte do dia foi dedicada ao ajuste ao novo maquinário. A potência e downforce desses carros são uma coisa de um nível completamente diferente. Foi um grande choque, mas eu me acostumei até que rápido. Nós melhoramos o tempo de volta a cada saída e, no final, chegamos a um bom tempo e 89 voltas, o que é uma boa quantidade. Estou bem feliz com o trabalho que fiz com o time e a forma como todos trabalharam comigo. Eu adoraria manter uma ligação com a Force India: é um grupo fantástico de pessoas e eu adoraria contribuir e ajudar o máximo que puder.”
 
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, sétimo: "Hoje foi bom. Obviamente, nosso treino foi encurtado em umas duas horas e seria melhor ir até o final, mas demos algumas voltas e todas elas foram produtivas. Trabalhamos um pouco com os pneus desse ano e com os do ano que vem, tentando entender o como ele se comporta. Também fizemos algumas coisas em largadas, tentando entender o que está acontecendo, o que foi positivo. Me senti muito bem no carro. É uma boa maneira de terminar a temporada, atingimos muito. Agora, temos uma folga e estamos ansiosos pela próxima temporada."

LOTUS

Alex Lynn, nono: "A sessão de testes correu muito bem hoje. Eu tive mais tempo para descobrir os limites do carro, depois do treino livre da sexta-feira. Nós também conseguimos concluir o nosso programa técnico como planejado, mas, infelizmente, não fomos capazes de testar com os pneus de 2015. Ainda assim, fizemos uma boa quilometragem de manhã e acho que o meu entendimento do carro está cada vez maior. Também tive uma boa posição da equipe, o que é bastante positivo."

Esteban Ocon, décimo: "Sou muito grato à Lotus por terem me dado a primeira chance de guiar um carro da F1. Estou realmente muito feliz por eles terem me escolhido. Hoje, eu me senti bem com o E22, uma vez que ele reage muito rápido e faz tudo o que você quer. Nós também completamos um impressionante programa técnico e fizemos muitas avaliações diferentes. A equipe foi muito atenciosa e só posso dizer que o dia foi fantástico. Não vejo a hora de ter uma nova chance de guiar um carro de F1."

As imagens do segundo dia de treinos coletivos da F1 em Abu Dhabi
#GALERIA(5155,85920)

O MELHOR FELIPE

O excelente desempenho de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi do último domingo deixou o engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, encantado. O inglês, que trabalhou com o piloto durante oito temporadas na Ferrari e o conhece muitíssimo bem, não hesitou ao dizer que viu na Marina de Yas “o melhor Felipe”.

Massa, que largou em quarto, pulou para terceiro na largada e ganhou mais uma posição com os problemas mecânicos de Nico Rosberg. Apresentando um excelente ritmo, foi o único que usou dois jogos de pneus supermacios e pressionou Lewis Hamilton nas voltas finais para tentar vencer. Smedley foi só elogios ao desempenho do brasileiro.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

HAMILTON × ROSBERG
AS 100 MELHORES IMAGENS

Lewis Hamilton entrou no último domingo (23), em Abu Dhabi, para o seleto grupo de bicampeões da F1. Com uma vitória segura na derradeira etapa da temporada 2014, o inglês da Mercedes derrotou o companheiro de equipe Nico Rosberg, com uma vantagem de 67 pontos. Mas o campeonato deste ano foi bem mais acirrado do que essa diferença indica.

O GRANDE PRÊMIO fez uma seleção das 100 melhores imagens dessa intensa batalha. A galeria especial conta a história de como Hamilton conseguiu vencer o Mundial pode ser vista aqui.