Porsche analisa mudança de dupla na Fórmula E e faz teste privado com Müller em Almería

A Porsche testou Nico Müller, titular da Abt Cupra, em atividade privada realizada em Almería e com as presenças de Pascal Wehrlein e António Félix da Costa. Além disso, equipe já definiu quem serão os pilotos no carro alemão nos testes de novatos em Misano e Berlim

Depois de um início complicado de temporada de António Félix da Costa, que voltou a pontuar nas duas últimas corridas da Fórmula E, a Porsche pode estar pensando em uma mudança em sua dupla para o futuro. De acordo com o portal inglês The Race, a equipe alemã realizou um teste em Almería, entre os ePs de Diriyah e São Paulo, com o suíço Nico Müller no comando do carro.

O piloto, que defende a Abt Cupra, terá caminho livre para escolher seu destino ao fim da temporada e somou os primeiros pontos do time alemão no eP de Tóquio, com o sétimo lugar. Desde o eP de Roma do ano passado, Müller foi responsável por conquistar todos os tentos da escuderia no campeonato.

Chefe da Porsche, Florian Modlinger admitiu a realização da atividade, mas não quis confirmar os nomes testados pela Porsche em Almería. As sessões foram realizadas com foco nas mudanças para a próxima temporada, que terá a introdução do Gen3.5.

“Fizemos testes em Almería, e nossos dois pilotos titulares [Wehrlein e Da Costa] estavam lá”, afirmou ao The Race. “Além disso, como um processo padrão na Porsche, estamos testando outros pilotos para avaliá-los para o futuro. Mas não vamos dizer neste momento quais pilotos testamos. Já estamos nos preparando para o período do Gen3.5”, completou.

Müller foi sétimo em Tóquio e conseguiu os primeiros pontos da Abt Cupra em 2024 (Foto: Abt Cupra)

A Abt Cupra, por sua vez, preferiu não comentar o teste de Müller, um velho conhecido de Modlinger — já que os dois trabalharam juntos por algumas temporadas no DTM. Vale destacar que Nico defende a Peugeot no WEC, enquanto a Porsche corre com dois pilotos focados exclusivamente na Fórmula E. Da Costa, inclusive, precisou abandonar o programa duplo para a temporada atual.

Wehrlein, piloto da equipe alemã desde 2021, brigou pelo título no ano passado e chegou a liderar boa parte do campeonato. Este ano, o alemão venceu na Cidade do México e retomou a ponta da classificação em Tóquio, com uma vantagem de 43 pontos para Da Costa. Sua vaga para o ano que vem está segura, mas o mesmo não pode ser dito de António.

O português encara um início difícil na Porsche, com um ano de adaptação em 2023 que até trouxe uma vitória — na Cidade do Cabo —, mas novamente um começo difícil em 2024. O português não pontuou em nenhuma das três primeiras corridas, voltando ao top-10 apenas em São Paulo. Em Tóquio, fez grande prova, terminou à frente de Pascal e passou perto de conseguir um segundo lugar. No entanto, foi empurrado por Oliver Rowland e acabou perdendo um posto, finalizando em quarto.

Da Costa não teve um bom início em 2024, mas já demonstrou sinais de recuperação (Foto: Fórmula E)

Além disso, a marca alemã se prepara para testar três novatos nas próximas etapas. Piloto da Porsche no endurance, Matt Campbell vai representar a equipe no treino livre extra de Misano, ainda neste mês de abril, enquanto Thomas Preining — campeão do DTM — e Dennis Hauger — titular da MP na Fórmula 2 — formarão a dupla do time no teste de novatos de Berlim, em maio.

Preining já participou de outros testes com a Porsche no passado, mas Campbell e Hauger se preparam para suas primeiras experiências a bordo de um carro da Fórmula E.

A próxima etapa da Fórmula E está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de abril, com a rodada dupla de estreia do eP de Misano. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.