Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos do GP do Japão 2019

Antes do Hagibis, Valtteri Bottas cravou a volta mais rápida da sexta-feira (11) de treinos livres em Suzuka. Mas sem tranquilidade: Lewis Hamilton ficou logo atrás, enquanto Red Bull e Ferrari se aproximaram bastante

Enquanto ninguém sabe como estará Suzuka após o impacto do supertufão Hagibis, esperado para as primeiras horas desta sábado no Japão, esta sexta-feira (11) foi um dia mais importante que o normal. É possível até que o segundo treino livre tenha sido a classificação do GP local. E, se for esse o caso, bom para Valtteri Bottas, que superou o companheiro e cravou a pole.
 
Lewis Hamilton terminou somente 0s1 atrás do finlandês. As diferenças estão bastante apertadas, entretanto, porque Max Verstappen ficou 0s1 atrás do inglês. As duas Ferrari se acercou também, com Charles Leclerc. Sebastian Vettel e Alexander Albon encerraram quase juntos e por volta de 0s6 atrás.
 
Carlos Sainz Jr. colocou a McLaren como a melhor do resto, como tem sido de costume na temporada, e viu Sergio Pérez, Pierre Gasly e o companheiro Lando Norris fecharem o top-10. 
 
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP do Japão de F1. Siga tudo aqui.
Valtteri Bottas (Foto: Mercedes)
Confira as declarações:
 
 
 
 
 
 
 
Carlos Sainz Jr., sétimo: "Acho que foi uma sexta-feira positiva, depois de um pequeno ataque cardíaco no começo do TL1 [por conta de falha mecânica]. Conseguimos levar o carro de volta para a garagem e os mecânicos fizeram um grande trabalho ao deixar tudo em ordem para voltar à pista e completar nosso cronograma. O TL2 foi bem intenso, mas estou feliz com como as sessões correram. Senti que o carro está bom e parecemos competitivos. Entretanto, não andar amanhã significa que tínhamos planos diferentes para hoje, então não sabemos ao certo como nossos adversários estão. Existe alguma incerteza, mas estou confiante de que estaremos prontos para o domingo"
 
Sergio Pérez, oitavo: "Acho que podemos ficar felizes com nossa performance hoje. Certamente, considerando as equipes com  que esperamos lutar no domingo. Com a chuva por chegar na noite de hoje e a classificação de amanhã cancelada, ainda há chances de classificação não acontecer no domingo. Se isso acontecer, os treinos de hoje definem o grid e aí oitavo não é um lugar ruim para se largar. Está apertado no pelotão intermediário, então vai ser uma briga apertada de qualquer jeito no domingo."
Carlos Sainz (Foto: McLaren)
Pierre Gasly, nono: "É ótimo pilotar em Suzuka, que é uma das minhas pistas favoritas. Mesmo que eu só tenha feito uma sessão, consegui aproveitar bastante. Fico bastante empolgado para o domingo. Sabíamos que o TL2 seria muito importante, já que o sábado foi cancelado, então nós tentamos dar tantas voltas quanto possível. Fizemos uma mistura de classificação com preparação de corrida e demos muitas voltas até terminar com o nono melhor tempo. Entretanto, o carro estava um pouco desafiador, então precisamos estudar tudo que testamos hoje. Está ok, mas podemos achar mais performance"
 
Lando Norris, décimo: "Foi um dia bom. Fizemos tudo que tínhamos planejado. Fizemos os testes que precisávamos completar, tanto com muito quanto com pouco combustível, e conseguimos bons dados sobre tudo que foi feito. Só tinha feito um TL1 aqui ano passado, então ainda tenho algum trabalho pela frente em termos de pilotagem. Ainda não estou tão confiante quanto gostaria de estar, então vamos fazer algumas mudanças antes da classificação de domingo, se é que ela vai acontecer. Ao melhorar a pilotagem e o acerto, poderemos dar um passo adiante"
 
Kimi Räikkönen, 11º: "Foi uma sexta-feira direto ao ponto para mim. Nós fizemos mais voltas do que o originalmente previsto para compensar a falta de um TL3 amanhã, mas essa mudança de planos acabou não nos afetando muito. Estamos fora do top-10 por pouco e as distâncias são muito pequenas. Vamos tentar achar mais performance com os engenheiros, mas não temos como dizer onde vamos estar na classificação. Vamos esperar e ver."
 
Daniil Kvyat, 12º: "Tivemos uma boa sessão, com um TL2 produtivo, já que sabíamos que amanhã tudo seria cancelado. Tivemos um cronograma intenso, diferente do normal, e ficou bem puxado, com muitas voltas. Não estivemos onde queríamos no TL1, mas no TL2 demos um bom passo e o carro ficou melhor, com um bom progresso. Como um todo, ficamos felizes com o carro e com o que conseguimos fazer no TL2. Veremos se ainda há espaço para melhorar no domingo, mas vai ser interessante ir direto para a classificação."
 
Romain Grosjean, 13º: "Acho que foi uma sexta-feira muito empolgante, na verdade. Acho que seria bom ter sábados assim, com o TL1 na manhã e o TL2 na tarde, tendo mais pneus e o resultado é sua classificação. Você consegue trabalhar mais no carro, mas ao mesmo tempo acelerar e tentar coisas diferentes. Acho que foi um dia legal, mas claro que houve um pouco mais de pressão. O carro estava bom nessa manhã, mas esperava um pouco mais durante a tarde. Queria ter mais 0s3 ou 0s4. Não tivemos isso, então é um pouco uma pena nesse aspecto. Vamos seguir trabalhando e veremos se vamos fazer a classificação no domingo ou não."
 
Lance Stroll, 14º: "Foi um dia bom. O carro está funcionando bem, mas ainda preciso ver o que vai acontecer com o clima no domingo. Ainda há algumas dúvidas a respeito da classificação, se ela vai mesmo acontecer, porque não sabemos se a tempestade vai ter ido embora domingo de manhã. Isso certamente deixou tudo mais interessante no TL2 e tivemos de pensar mais na classificação. Com tudo cancelado amanhã, a sensação é estranha. Não há muitas coisas para se fazer no hotel e não vamos sair, então acho que vou ver filmes até o clima melhorar."
 
Antonio Giovinazzi, 15º: "Perdemos a maior parte do TL1 por conta de um vazamento hidráulico, que nunca é o melhor jeito de começar o fim de semana. Suzuka é uma pista nova para mim, e uma bem desafiadora. Teria sido importante conseguir tantas voltas quanto possível. Ao menos tentamos recuperar o tempo perdido durante a tarde, conseguimos boa quilometragem no TL2. Mesmo após apenas duas sessões, já posso dizer que Suzuka é a melhor pista da F1 até aqui. Infelizmente o clima significa que vamos pular o dia de amanhã e perder o TL3, o que não facilita meu fim de semana."
Kevin Magnussen (Foto: Haas)
Kevin Magnussen, 16º: "Está sendo um tanto estranho, considerando que agora temos um dia cancelado amanhã. Tivemos de correr atrás no TL2, caso essa seja nossa posição de largada. Ninguém sabe se vamos estar pronto para ação no domingo de manhã. Espero ter uma nova chance [de classificar], porque não consegui muita coisa. Foi interessante ter mais pneus no TL2, mas não fomos tão rápidos. Veremos o que a previsão vai dizer sobre o domingo."
 
Daniel Ricciardo, 17º: "Focamos em andar o máximo possível sabendo que amanhã não vai ter nada. Melhoramos o carro à tarde, depois de uma manhã difícil e conseguimos avançar. Decidimos completar algumas long runs e depois short runs no fim da tarde. Infelizmente as duas voltas de pouco combustível foram atrapalhadas por causa do tráfego – somos melhores que a classificação final diz. Não acho que estamos longe de onde queremos. Espero que possamos fazer uma boa classificação e melhor posicionados para a corrida do domingo."
 
Nico Hülkenberg, 18º: "Foi uma sexta-feira difícil. Fizemos algumas mudanças entre as sessões para ajudar. Tivemos problemas de equilíbrio, especialmente para o setor um, mas trabalhamos em volta disso para terminar o dia mais felizes. Os tempos não são muito representativos, por causa do tráfego. Amanhã é um dia de folga por causa do tufão, mas vamos olhar tudo com detalhes e estaremos prontos para o domingo."
 
Robert Kubica, 19º: "Hoje foi um dia cheio, já que a classificação foi adiada para o domingo por conta do risco climático. Nós tivemos de fazer mais voltas e usar mais pneus, assim como os outros, então foi um dia mais cheio do que de costume. Não sabemos como vai ser o clima no domingo, então adaptamos nosso planejamento de sexta-feira. Fizemos voltas rápidas com pouco combustível para ter uma boa volta, caso a classificação seja cancelada. Domingo vai ser um dia compacto com muita ação, então tomara que o clima melhore."
 
George Russell, 20º: "Foi ótimo experimentar Suzuka pela primeira vez. É um circuito incrível, um dos melhores em que já pilotei. Fiquei bem satisfeito com minhas voltas, apesar de o ritmo não ser tão forte quanto esperava. Fizemos muitos testes aerodinâmicos e comparamos as asas dianteiras. Ainda não temos uma análise completa, temos muitos dados para coletar, mas o pessoal tem todo o dia de amanhã para olhar isso e ver como é. Fizemos tudo que queríamos hoje, então foi ótimo."
 
Naoki Yamamoto, andou no TL1: "Eu passei a sessão inteira me acostumando com o carro. A potência é incrível! Fiquei muito surpreso, nunca tinha sentido tanta potência antes. Essa foi a maior diferença entre o Super Formula e a Fórmula 1. Aprendi algumas coisas sobre o carro e o acerto e dei tanto feedback quanto possível para a equipe. Esse é meu GP natal e havia muitos fãs em Suzuka, mesmo que fosse só o TL1 numa sexta-feira. Fiquei muito surpreso. Quero agradecer a todos os fãs da Honda e da Toro Rosso. Claro que queria mais do que o 17º lugar, mas o mais importante é que não bati e dei boas informações aos engenheiros. Desejo à equipe um grande resultado, principalmente ao Pierre [Gasly], já que ele me cedeu o carro. Sou muito grato a ele."


 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.