Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Emília-Romanha 2022

Max Verstappen conquistou a primeira pole na temporada, atrapalhando o domínio de Charles Leclerc, que sai em segundo na sprint race. Lando Norris colocou a McLaren em terceiro no grid da Emília-Romanha

Max Verstappen garantiu a pole para a sprint race do GP da Emília-Romanha. Nesta sexta-feira (22), o holandês assegurou sua primeira posição de honra na F1 2022, aproveitando um Q3 absolutamente caótico em pista molhada em Ímola.

Charles Leclerc era o grande favorito à pole, mas não conseguiu encaixar uma volta limpa no meio da confusão. O monegasco sai em segundo, ao menos bem na frente do companheiro de Ferrari, Carlos Sainz, que parte de décimo após bater no Q2.

Lando Norris fecha o top-3 do grid da sprint race, seguido por Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel. A Mercedes sofreu de novo. George Russell larga em 11º, enquanto Lewis Hamilton sai de 13º.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL. No sábado, o dia começa com o segundo treino livre, às 7h30 [de Brasília, GMT-3]. Depois, às 11h30, o pelotão larga para a corrida sprint.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Max Verstappen é pole em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira todas as declarações dos pilotos após a classificação na Emília-Romanha:

Max Verstappen, pole: Pole, Verstappen vê desafio em aquecer pneus em Ímola: “É uma pista que pune erros”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê 2º lugar “frustrante” no grid em Ímola, mas lembra: “Não é um desastre”

Lando Norris, terceiro: Norris revela surpresa com terceiro lugar da McLaren em Ímola: “Caiu no colo”

Kevin Magnussen, quarto: 4º, Magnussen vibra com melhor posição de largada da história da Haas: “Muito orgulhoso”

Fernando Alonso, quinto: Alonso festeja top-5 em classificação “muito confusa” e elogia carro “confortável”

Fernando Alonso sai em quinto na Emília-Romanha (Foto: Alpine)

Daniel Ricciardo, sexto: “No papel, é um bom resultado. Mas sinto um pouco de dor porque meio que todo mundo na minha frente deu duas voltas e eu só uma por causa das bandeiras vermelhas. Melhorando na segunda volta, eu poderia estar consideravelmente mais para frente, mas tudo certo. Estou feliz que temos um bom ritmo, feliz porque pontuaria já neste momento na posição em que estou. Vamos lutar muito no resto do fim de semana, ansioso pela sprint. Vai ser divertida”.

Sergio Pérez, sétimo: Pérez culpa bandeiras vermelhas por 7º lugar e lembra: “Foi só o começo da etapa”

Valtteri Bottas, oitavo: “Foi uma classificação bem forte nossa até o momento em que tivemos um problema no carro. Ainda estamos tentando entender o que aconteceu, espero que nada sério e que a gente possa ajustar rapidamente. Foi uma pena, poderia estar ainda mais para frente do que o oitavo lugar, mas não é um desastre em um fim de semana de sprint race. Estamos em boa posição para amanhã, podemos sonhar com ganhar posições para domingo”.

Sebastian Vettel, nono: “Satisfeito”, Vettel vê Aston Martin em evolução e em “boa posição” em Ímola

Carlos Sainz, décimo: Sainz lamenta batida na classificação em Ímola: “Nem estava forçando tanto”

Carlos Sainz bateu na classificação na Emília-Romanha (Foto: Ferrari)

George Russell, 11º: Russell sente bandeira vermelha, mas vê chance de recuperação na sprint em Ímola

Mick Schumacher, 12º: “Um erro na curva 7 me fez perder mais de 1s e aí eu não consegui chegar ao Q3. É uma pena, mas tenho duas corridas para me recuperar, espero poder brigar mais para frente, o carro está ótimo. Já na Austrália a gente conseguiu brigar bastante com os carros próximos e conseguimos manter nossos pneus funcionando bem. Vamos ver se a sorte nos ajuda e a gente pontua já amanhã”.

Lewis Hamilton, 13º: Hamilton se frustra com queda no Q2 em Ímola e diz: “Há coisas que deveríamos ter feito”

Guanyu Zhou, 14º: “Estou satisfeito com nosso trabalho. Avançamos do Q1 entre os cinco primeiros, isso é sempre bom, especialmente porque treinamos bem pouco e ainda em condições duras na pista. A chance de Q3 estava lá, mas eu não consegui aquecer bem meus pneus e aí me compliquei com a bandeira vermelha, não tive nova chance. Apesar de tudo isso, feliz por ter estado no Q2 de novo. Costumamos ter um acerto melhor em corrida, espero evoluir no pelotão na sprint. Se a pista secar, temos boas chances, mas estou pronto para o que vier”.

Lance Stroll, 15º: “Apesar de ter saído no Q2, estou positivo com a nossa performance hoje, tivemos bom ritmo. Foi um bom Q1 e acabamos dentro do top-10, no Q2 foi muito mais azar. Travei as rodas na chicane, teve bandeira vermelha, chuva, não dava para melhorar. Uma pena, mas estou esperançoso para amanhã”.

Pierre Gasly caiu no Q1 na Emília-Romanha (Foto: AlphaTauri)

Yuki Tsunoda, 16º: “Nós trouxemos atualizações para cá, esperávamos estar no meio do pelotão, mas sofremos muito com a performance. Não rolou. É uma pena que não tenhamos conseguido fazer muita coisa, mas temos a sprint e a corrida, ou seja, muitas possibilidades. É nossa pista de casa, conhecemos bem, vamos fazer nosso melhor”.

Pierre Gasly, 17º: “Não sei o que aconteceu hoje. A pista estava mais seca na nossa última volta, mas caímos fora mesmo assim, é muito frustrante. Precisamos ganhar muitas posições amanhã, estamos longe de onde gostaríamos. Temos de analisar tudo direitinho, claramente poderíamos ter feito mais”.

Nicholas Latifi, 18º: “Foi uma sessão bem complicada. O TL1 foi totalmente no molhado, aí a classificação teve mescla, foi desafio para todo mundo. Eu não consegui sentir muito o carro para tirar tudo dele. Não tenho conseguido nem no seco sempre, em condições mistas ficou ainda mais difícil. Pelo menos já sabemos como o carro de porta em situações assim, espero ganhar posições amanhã”.

Esteban Ocon, 19º: “Nossa classificação acabou mais cedo, não foi um fim de dia legal. Achamos que foi problema na caida de câmbio, vamos ver direito. O carro estava bom, esperamos que volte assim para a sprint e a corrida. Temos duas corridas no fim de semana, talvez chova, são as nossas chances”.

Alexander Albon, 20º: “Infelizmente, tive um problema nos freios que acabou com a minha classificação. Isso acontece, é investigar de noite e entender o que houve de errado para resolver. Espero que a sprint ofereça oportunidades para melhorarmos no grid de domingo”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.