Confirmado pela McLaren para 2014, Magnussen é primeiro da história da F1 a estrear no mesmo time do pai

Jan Magnussen chegou à F1 cercado de expectativas e estreou na McLaren no GP do Pacífico de 1995, em Aida, no primeiro ano da parceria com o time com a Mercedes. Seu filho, Kevin, estreia pelo time inglês no 20º e último ano de casamento com os alemães

 
 
A cobertura completa do GP dos EUA de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 nos Estados Unidos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A história mostra que não é tão incomum que filhos de ex-pilotos de F1 sigam a mesma carreira de seus pais e, em algum momento, também ingressem naquela que é considerada a categoria máxima do automobilismo. Graham e Damon Hill, Gilles e Jacques Villeneuve, Nelson e Nelsinho Piquet, Wilson e Christian Fittipaldi… Os exemplos são vários.

 
No entanto, o próximo GP da Austrália – etapa de abertura da temporada 2014 – promoverá um acontecimento histórico: o jovem Kevin Magnussen será o primeiro filho de ex-piloto da série a estrear na mesma equipe que o pai. Considerado um fenômeno das categorias de base assim como seu herdeiro, Jan Magnussen estreou na F1 na mesma McLaren na qual seu filho foi confirmado nesta quinta-feira (14), mas em 1995.
 
Alardeado como novo fenômeno das pistas após quebrar o recorde de vitórias de Ayrton Senna na F3 Inglesa em 1994 – nada menos que 14 triunfos em 18 provas –, Jan chegou à F1 como piloto de testes do time de Woking, bancado por Ron Dennis que, à época, ainda estava à procura de um novo fenômeno à altura do tricampeão brasileiro. Contudo, uma crise de apendicite tirou o titular Mika Häkkinen do GP do Pacífico e o jovem test-driver dinamarquês teve sua primeira chance em Aida, onde largou em 12º e chegou em décimo.
Jan e Kevin Magnussen: estreia pela McLaren (Fotos: Getty Images)
Adaptando o contexto e avançando 19 anos no tempo, a futura estreia de Kevin pelo time britânico também virá em uma situação inesperada: o filho de Jan substituirá Sergio Pérez, que assinou com a McLaren para 2013 mas, por ter conquistado resultados abaixo dos esperados pela escuderia inglesa, teve seu contrato cancelado de forma repentina e, de certa forma, inesperada. A exemplo do pai, o garoto de apenas 21 anos também é visto como uma grande promessa das pistas para os próximos anos.
 
Além disso, enquanto Jan estreou na F1 em uma McLaren que vivenciava seu primeiro ano da longa parceria com a Mercedes, inaugurada em 1995, Kevin terá a oportunidade de estar na categoria naquela que será a última das 20 temporadas ao lado da fábrica alemã.
 
A carreira de Magnussen pai não decolou: afeito a treinamentos e compromissos e fã da vida boêmia, o atual piloto de endurance correu ainda pela Stewart entre 1997 e 1998, marcou apenas um ponto e não mais voltou à F1. Resta saber se sua cria terá mais sorte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.