Consultor da Red Bull diz que Verstappen foi “perfeito” na Hungria e avisa: “Não foi só isso que vimos dele”

Helmut Marko, consultor da Red Bull e responsável pelo programa de desenvolvimento de pilotos da marca, foi só elogios para Max Verstappen após a quarta colocação no GP da Hungria que encerrou a primeira parte da temporada da F1

São apenas as férias de verão da F1, mas já ficou claro que a Toro Rosso tem dois talentos grandes nas mãos. No entanto, enquanto Carlos Sainz Jr. está sofrendo com vários problemas no carro, Max Verstappen vai capitalizando. O quarto lugar no GP da Hungria, que ele mesmo considerou inacreditável, deixou muita gente impressionada. A mais importante? Helmut Marko, consultor da Red Bull e coordenador do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe.
 
Segundo Marko, que viu na Hungria um pódio inteiro de pilotos formados por ele ainda com Verstappen atrás, Max foi "perfeito". Não se colocou em problemas e mostrou que está aprendendo. E mandou o recado: não foi a última coisa que vimos do jovem.
 
"Foi perfeito. Ele não cometeu erros. Estratégia e pit-stops, tudo estava funcionando. Ele teve um drive-through, mas isso não mudou o resultado. Max está aprendendo, e com certeza isso não foi só isso que vimos dele", disse.
Max Verstappen em Hungaroring (Foto: Getty Images)
"Ele está num ambiente fantástico, tem muito a aprender. Quanto mais pressão sobre ele, menos fácil é desenvolver. Mas os resultados até aqui tem sido fantásticos. Quem pensaria que ele teria um quarto lugar antes da metade da temporada?", questionou.
 
Quem, claro, ficou todo pimpão também foi Jos Verstappen, o pai de Max. O ex-piloto da F1 contou que estava de dedos cruzados torcendo para que o filho conseguisse chegar ao final. Avaliou que Max está cada vez melhor nas classificações, reforçando o que Marko disse: o rapaz está aprendendo.
 
"Foi animador. Você nunca sabe o que vai acontecer. Eu estava em pé com os dedos cruzados esperando que ele cruzasse a linha de chegada. Estou muito feliz com o resultado, é bom para as férias de verão. Para o time também, já que significa 12 pontos. Depois do resultado, só pude ficar otimista. Ele é bom em aprender. Creio que foi muito forte na classificação. Ele fez progresso durante as sessões", avaliou.
 
"Na Áustria, também foi muito bem na classificação. Na Inglaterra, não tão bom, mas porque o carro teve problema. Mas definitivamente eu vejo progresso em Max. Nas corridas ele sempre foi forte. Se ele continuar avançando, chega lá", encerrou.
 
Verstappen, que está fazendo testes para tirar a carteira de habilitação na Bélgica, tem agora 22 pontos e a 11ª colocação do Mundial de Pilotos.
 
A F1 volta em quase um mês, 23 de agosto, para o GP da Bélgica.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.