Consultor da Red Bull mostra desejo na permanência de Ricciardo, mas diz que “contrato deve ser bom para os dois”

Helmut Marko deixou claro que a cúpula da Red Bull tem grande apreço por Daniel Ricciardo e que tem um desejo pessoal de vê-lo renovar contrato com a equipe. O austríaco admitiu também que a equipe não tem mais nenhum jovem piloto a promover do seu programa de desenvolvimento

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Com contrato a vencer ao fim desta temporada, Daniel Ricciardo tem futuro incerto na Red Bull e já admitiu até mesmo a possibilidade de mudar de ares a partir de 2019. Mas a vontade pessoal de Helmut Marko, consultor da escuderia tetracampeã do mundo, é de manter o australiano por mais tempo em Milton Keynes. Da dupla taurina, apenas Max Verstappen tem futuro garantido até 2020.

 
No entanto, o dirigente austríaco deixou claro que o novo acordo com Ricciardo, caso seja mesmo celebrado, tem de ser benéfico para as duas partes. “Tenho uma relação boa com Daniel. Gostamos dele, e quero que ele fique, mas não com quaisquer condições. O contrato deve ser bom para os dois”, afirmou Marko em entrevista à revista francesa ‘Auto Hebdo’.
 
Ricciardo avalia as opções no mercado, uma vez que tanto Mercedes — com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas — e também a Ferrari — com Kimi Räikkönen — tem pilotos com contrato a se encerrar ao fim desta temporada.
Daniel Ricciardo discute o futuro na Red Bull, e Helmut Marko quer sua permanência (Foto: F1/Twitter)
Por outro lado, o consultor da Red Bull reconheceu a falta de renovação no quadro do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe. Até mesmo por isso, Marko teve de promover Brendon Hartley, de 28 anos e com carreira consagrada no Mundial de Endurance, a uma vaga de titular na Toro Rosso nas corridas finais do ano passado após a dispensa definitiva de Daniil Kvyat.
 
“Neste momento, não temos nenhum piloto jovem para trazer para a F1. Mas sempre soube que Brendon tinha a velocidade e seguimos lhe dando todo o suporte”, assegurou.
 
O último dos jovens pilotos revelados pelo programa de desenvolvimento da Red Bull para a F1 foi Pierre Gasly, que também ascendeu à vaga de titular da Toro Rosso na esteira das saídas de Kvyat e Carlos Sainz — este, emprestado à Renault. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mas Marko salientou que precisou esperar algum tempo antes que o jovem francês amadurecesse e fosse merecedor da oportunidade.

 
“Em 2016, Gasly foi campeão da GP2, mas cometeu erros, de modo que decidimos que ele não estava pronto para a F1. Nós o mandamos para a Super Fórmula, mas a primeira corrida foi terrível. Depois, aprendeu a focar em si mesmo e a não culpar os outros. Essencialmente, cresceu e avançou. Agora Pierre se tornou uma pessoa muito mais madura”, avaliou o austríaco.
CEDO DEMAIS?

ALONSO ENTRA NO ‘MODO EMPOLGOU’ ANTES DO TEMPO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.