Consultor da Red Bull vê F1 no rumo certo com novo regulamento de motores e defende: “Fãs deveriam ser os reis”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko considerou que a F1 está no caminho certo ao buscar motores mais baratos, barulhentos e simples. Dirigente avaliou que os fãs deveriam ser a prioridade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Consultor da Red Bull, Helmut Marko saiu em defesa do regulamento de motores proposto para 2021. Na visão do dirigente, os fãs deveriam ser soberanos no processo de decisão dos rumos do esporte.
 
Ao longo da era dos motores V6 turbo, a Red Bull reclamou constantemente da performance do propulsor Renault, especialmente em comparação com o dominante motor Mercedes.
Helmut Marko acredita que a F1 está no rumo certo com regulamento de motores (Foto: Reuters)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com o objetivo de tornar as unidades motrizes mais baratas e acessíveis, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apresentou no fim de outubro a nova era de motores da F1. Depois de muito debate, a opção foi seguir com o V6 turbo, com a remoção do MGU-H e o aumento de rotações em 3000 mil rpm ― saltando dos cerca de 15000 atuais para 18000 rpm.
 
Marko, por sua vez, se mostrou confiante nos rumos do esporte, mas disse entender as criticas de Toto Wolff, chefe da Mercedes, já que acredita que a marca alemã perderia parte de sua vantagem perdendo o propulsor atual.
 
“Está indo na direção certa. Claramente, não podia continuar como estava”, disse Marko em entrevista ao site da F1. “As regras são muito complicadas. Os fãs deveriam ser os reis, deveriam entender facilmente o que está acontecendo ― e isso não é possível com o atual regulamento de motores”, seguiu.
 
“Claro, também vejo o ponto de vista de Toto Wolff: se ele perder seu motor, perde a maior parte de sua vantagem ― então ele está lutando contra isso. Como isso vai terminar? Acho que teremos motores tecnicamente mais simples, menos caros, mas mais barulhentos. Estamos indo nessa direção”, concluiu.
 
EM BUSCA DO SONHO DA F1

PIETRO FITTIPALDI REVELA QUE NEGOCIOU COM A SAUBER PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.