Consultor da Red Bull compara Vettel a Lauda e exalta: “Habilidade técnica o levou ao tetra”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, disse que a experiência técnica de Sebastian Vettel o ajudava a se adaptar facilmente a mudanças de regras, por isso conquistou quatro títulos na Fórmula 1

Se hoje vive um novo domínio na Fórmula 1 impulsionada por Max Verstappen, a Red Bull teve com Sebastian Vettel a sua primeira era de ouro no início dos anos 2010. Para Helmut Marko, aliás, o alemão conseguiu bater o rápido Mark Webber graças à experiência técnica — talento semelhante ao de outro grande campeão na opinião do consultor dos taurinos, Niki Lauda.

Marko falou sobre a passagem de Vettel com os austríacos em entrevista ao The Red Bulletin, publicação institucional da equipe dos energéticos. Sebastian foi para a Red Bull após passar pela equipe B, Toro Rosso, e alcançar feitos como a vitória no GP da Itália de 2008.

Durante a caminhada bem-sucedida com o time de Milton Keynes, Vettel teve como companheiro de equipe Webber e protagonizou alguns duelos intensos na pista. Marko, todavia, nunca escondeu a admiração pelo alemão dono do recorde de campeão mais jovem da história e explicou a razão.

“Até certo ponto, Sebastian me lembra Niki Lauda, ​​​​mas ele era muito mais velho quando chegou à Fórmula 1”, disse o consultor. “Sebastian, por outro lado, foi para a Red Bull quando ainda era muito jovem e era, desde o início, muito analítico. Ele sabia como fazer o melhor uso de todas as opções técnicas”, salientou.

Sebastian Vettel dividiu a Red Bull com Mark Webber por cinco temporadas (Foto: Red Bull Content Pool)

“Isso o ajudou a estar muito à frente de Mark Webber, que era um piloto talentoso. Mark era imbatível em circuitos como Nürburgring, ou o setor final de Barcelona, ​​​​mas Sebastian estava claramente à frente no cálculo geral de uma temporada”, completou Marko.

Ainda seguindo o raciocínio, Helmut lembrou-se da facilidade que Vettel teve para se adaptar às mudanças aerodinâmicas nos carros na temporada 2009, além da volta dos pneus slicks. De 2010 em diante, foram quatro títulos em sequência, ajudando a transformar a Red Bull em equipe de ponta.

“Sempre que havia uma inovação técnica, fosse difusores soprados ou um novo fornecedor de pneus, ele sabia como aproveitar ao máximo a experiência técnica. Foi essa habilidade que o levou a ser tetracampeão mundial”, finalizou Marko.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.