Consultor da Red Bull diz que Tsunoda foi “longe demais” em explosões pelo rádio

Consultor de assuntos esportivos da Red Bull, Helmut Marko admitiu o incômodo com as explosões de raiva de Yuki Tsunoda, que passou a ser acompanhado por um psicólogo após chegar à F1

MICK SCHUMACHER: FAZ SENTIDO COGITAR SEU NOME PARA ALPINE OU ALPHATAURI NA F1?

Em seu segundo ano de Fórmula 1, Yuki Tsunoda tenta aprender não apenas como melhorar nas pistas para se tornar um nome forte na categoria, mas também a controlar um de seus principais problemas ao chegar no ápice do esporte a motor: a raiva. Não foi incomum ver o japonês se exaltando com a AlphaTauri pelo rádio, em explosões de raiva que desagradaram bastante ao consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko.

O homem de confiança de Dietrich Mateschitz — cofundador e dono da marca austríaca de energéticos — admitiu que o piloto foi “longe demais” em algumas de suas explosões, além de destacar o fato de que xingar pelo rádio não ajuda os engenheiros a entenderem o comportamento do carro na pista.

“Em determinado momento, suas explosões de raiva pelo rádio foram longe demais”, afirmou Marko em entrevista ao portal Motorsport-Total. “Ele aprendeu como xingar em inglês na Carlin. Mas se você xingar no meio de uma curva, isso não é bom. Você fica mais lento, e explicamos para ele que precisava parar”, ressaltou o austríaco.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tsunoda está em seu segundo ano na F1 e já melhorou após trabalhar com psicólogos, segundo Marko (Foto: AlphaTauri)

LEIA MAIS
Tsunoda desperdiça cartas na manga e repete 2021 com erros e descontrole

“Além disso, os engenheiros não conseguem fazer nada com feedbacks do tipo: ‘esse carro é uma merda’. Temos que saber exatamente o que o carro está fazendo”, destacou. “Ele precisa analisar isso e dizer as coisas factualmente”, explicou.

Na opinião de Marko, o comportamento explosivo e a personalidade extrovertida de Tsunoda são bastante diferentes do que é visto em outros pilotos japoneses — e Yuki não é o único sob o guarda-chuva da Red Bull, que também tem Ayumu Iwasa, da F2, em sua academia.

“Temos dois japoneses na equipe, e eles não poderiam ser mais diferentes”, admitiu Marko. “Iwasa consegue a pole-position e depois pede desculpas por estar lá. Yuki é completamente diferente. Ele não se importa com nada, é muito emocional. Para um japonês, ele é uma exceção”, salientou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

HELMUT MARKO; RED BULL;
Helmut Marko é o homem forte das categorias de base da Red Bull (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Até mesmo um psicólogo foi contratado pela Red Bull para lidar com a situação do titular da AlphaTauri, que constantemente tinha rompantes de raiva pelo rádio e passou a aprender a controlar melhor sua raiva. Marko, no entanto, segue acreditando em um futuro promissor do pupilo.

“Tsunoda não é o único piloto que tem problemas nessa área”, analisou. “Não é nada a se repreender também. Yuki tem um certo status para nós, ele tem o potencial de vencer corridas, e é isso que buscamos no programa de jovens”, observou.

“Para se tornar campeão, muita coisa precisa acontecer”, reconheceu Marko. “Precisa haver um passo a mais do piloto em termos de personalidade, porque em uma situação crítica, o piloto pode levantar a equipe inteira ou puxá-la para baixo”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.