Curvas lentas e temperatura dos pneus: Mercedes explica principais focos com W16

James Allison, diretor-técnico da Mercedes, explicou o que a equipe buscou no desenvolvimento do W16. O engenheiro admitiu dificuldade para obter ganhos, mas ressaltou que o objetivo foi atacar as fraquezas identificadas no ano passado

Depois de lançar oficialmente o W16, carro da temporada 2025 da Fórmula 1, a Mercedes explicou um pouco mais sobre o que buscou no desenvolvimento do novo monoposto. Tentando voltar ao posto de protagonista pela primeira vez desde 2021, o time alemão manteve a escolha de cores, mas mudou bastante o trabalho no bólido. Pelo menos, foi o que disse o diretor-técnico James Allison, profundamente envolvido na concepção do novo modelo.

O engenheiro destacou que, no último ano do atual regulamento técnico, ficou ainda mais difícil obter grandes ganhos no carro. O foco, segundo ele, foi em atacar as fraquezas observadas no ano passado, como a dificuldade nas curvas de baixa velocidade e a constante oscilação das temperaturas dos pneus.

“Sendo o quarto ano de regulamento do chassi, os carros estão em uma fase mais madura. Grandes ganhos em tempo de volta são mais difíceis de conseguir, mas temos nos concentrado em fazer melhorias nas áreas que tivemos problemas no ano passado”, explicou Allison.

“Nosso foco foi resolver a leve relutância do W15 em fazer curvas lentas, juntamente com o desequilíbrio nas temperaturas dos pneus, que tornavam o carro inconsistente de sessão para sessão”, disse.

As curvas de baixa e a temperatura uniforme dos pneus foram pontos atacados com o W16 (Foto: Mercedes)

Para atingir esse objetivo, porém, foi necessário mexer em várias partes do carro, segundo Allison. O diretor garantiu que a profundidade do trabalho deixou a equipe bastante satisfeita, mas apenas a primeira etapa da temporada, na Austrália, vai mostrar realmente a extensão do que os mecânicos conseguiram fazer.

“Esse foco levou a mudanças em quase todas as superfícies aerodinâmicas visíveis, nova suspensão dianteira e mais mudanças sob a pele do W16 para remediar algumas das características mais desafiadoras de seu antecessor. Estamos satisfeitos com nosso progresso durante o inverno e estamos ansiosos para descobrir onde estamos em relação aos outros”, finalizou.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 2627 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.