Ricciardo explica conversa com Hülkenberg após batida na Itália: “Entender se fui idiota”

Daniel Ricciardo se envolveu em contato com Nico Hülkenberg na primeira volta do GP da Itália, em acidente que prejudicou os dois. Após a corrida, australiano foi conversar com o alemão para entender o ponto de vista do rival

Depois de se envolver em acidente com Nico Hülkenberg na primeira volta do GP da Itália, no último fim de semana, Daniel Ricciardo chamou o alemão para conversar e explicou o próprio ponto de vista sobre o lance. Em disputa na Ascari, o australiano empurrou demais o piloto da Haas, que encostou na grama e perdeu uma série de posições. Ricciardo foi punido em 5s pelo incidente, mas a RB [Visa Cash App RB] cumpriu a punição de forma errada e levou mais 10s no tempo final de prova.

“Eu simplesmente queria ver as coisas da perspectiva dele”, disse Ricciardo. “Senti o toque, mas não sabia: ele estava com metade do carro na grama ou simplesmente colocou uma roda fora e isso travou sua freada? Obviamente, não dei espaço suficiente a ele, ponto. Então, o mínimo que posso fazer é me desculpar”, afirmou.

“Também fiquei curioso, o quão pesado foi? Sabia que estava errado, mas era algo que ele queria me socar ou um erro de 10 cm? Ele disse que não dei espaço suficiente a ele”, afirmou.

Segundo Ricciardo, um dos objetivos da conversa com Hülkenberg foi entender se o empurrão foi apenas um erro ou se estava sendo “idiota” na pista. Ao cumprir a punição, um dos mecânicos da RB encostou na asa antes do tempo permitido, o que acarretou em uma nova penalidade de 10s. Com isso, Ricciardo caiu de 12º para 13º na corrida.

Ricciardo também chegou a batalhar com a outra Haas, de Kevin Magnussen (Foto: AFP)

“Também quis perguntar se agi como um idiota ou se me movi progressivamente [na pista]. Queria ser agressivo, mas não sou sujo. Então, queria entender, com o ponto de vista dele, se fui apenas agressivo ou um idiota”, relatou.

Daniel admitiu que as largadas não têm proporcionado grandes ganhos de posição em 2024, mas disse que entrou no GP da Itália disposto a ser agressivo. O problema, entretanto, foi ter passado um pouco demais do ponto e causado o acidente de Hülkenberg. Por outro lado, Ricciardo não acredita que a RB tinha ritmo para pontuar, mesmo sem as punições.

“No geral, acho que não ganhei muitas posições na primeira volta [nessa temporada]. Então, até aquele momento, estava tudo bem. Fui um pouco mais agressivo, o que gostei, mas talvez tenha gostado demais e passei do ponto. Estou brincando, mas obviamente preciso julgar melhor essas coisas”, avaliou.

“Além disso, não fomos rápidos o suficiente. Magnussen era mais rápido, Albon também. Sem isso [a punição por empurrar Hülkenberg], ainda não teríamos conseguido somar pontos”, reconheceu.

Hülkenberg ainda se chocou com Yuki Tsunoda depois e também foi punido (Foto: Haas F1 Team)

Por fim, o piloto evitou se justificar pelo lance, mas disse que as mudanças no Circuito de Monza de 2023 para 2024 também tiveram parcela de responsabilidade no acidente. A retirada de algumas zebras do traçado foi um ponto que levantou discordâncias ao longo do fim de semana, e Ricciardo espera que alterações sejam feitas para 2025.

“Parece desculpa, não quero que pareça assim. Sei que deveria ter deixado mais espaço, mas falamos na reunião dos pilotos sobre algumas dessas curvas, o motivo de não ter uma zebra ou algo assim. Mesmo indo apenas na linha branca, você levanta poeira na classificação. É complicado. Sei as condições em que estamos hoje, mas havia uma zebra lá no ano passado, talvez isso não teria acontecido”, pontuou.

“Mas quando há sujeira nos cantos — e não apenas pelo meu acidente, mas devido à classificação e tudo mais —, você precisa lidar com essas coisas o tempo todo. Espero que, no ano que vem, eles coloquem pelo menos um pouco de concreto ou uma zebra ali para não apenas impedir acidentes como eu tive, mas para termos mais voltas limpas na classificação”, finalizou Ricciardo.

Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.