Ricciardo cita “prejuízo enorme” com desgaste dos pneus em Baku: “Diferença louca”
Daniel Ricciardo disse que granulação dos pneus acabou comprometendo o rendimento no GP do Azerbaijão e dando à RB um “prejuízo enorme” durante a prova
A RB encontrou pela frente um fim de semana desafiador no GP do Azerbaijão e, mais uma vez na temporada, deixou a rodada sem pontuar. Além do novo abandono de Yuki Tsunoda, a exemplo do que aconteceu em Monza, a equipe também viu Daniel Ricciardo sofrer com o desgaste dos pneus e não conseguir escalar o pelotão. Após a prova, o australiano explicou que o problema foi muito pior do que o esperado.
Ricciardo afirmou que sofreu com a granulação nos pneus, que é quando tiras de borracha se desprendem do composto e acabam grudando novamente por conta da alta temperatura. Devido à irregularidade da superfície dos pneus, o piloto da RB destacou que sofreu uma “variação de cerca de 4s” por conta do problema.
No entanto, quando os pneus ficaram mais regulares e com menos granulação, Ricciardo destacou que o “prejuízo já era enorme” e que não conseguiu se recuperar. Após largar da 14ª posição em Baku, o australiano cruzou a linha de chegada em 13º.
“Caí tanto que senti que estava na terra de ninguém. Tentamos fazer o que podíamos. Depois da corrida, Pierre [Gasly] veio me pedir desculpas e falou que estava tentando me ajudar. Eu disse que foi bom, que ajudou. Estávamos questionando o porquê dos pneus sofrerem tanta granulação. Esperávamos um pouco, mas perder 2s ou 3s por volta não foi o esperado. Acho que todos estavam tentando nos ajudar a limpar isso. Foi muito estranho, porque caímos demais e, de repente, começou a melhorar. Acho que a variação nas voltas foi algo em torno de 4s. Foi louca a diferença de quando estava muito ruim para quando melhorou”, analisou.
“Depois, tivemos algumas voltas para tirar o que era possível, sabíamos que precisávamos recuperar um prejuízo enorme. Usei o máximo possível da pista, senti que estava raspando nos muros para tentar tirar o que dava da volta. Mas estava muito difícil saber o que o pneu ia fazer de uma volta para a outra. Teve o safety car no fim, mas já estávamos fora da disputa àquela altura”, continuou.
Ricciardo também lamentou o abandono de Tsunoda, que se chocou com Lance Stroll logo no começo da corrida e teve de recolher o carro pouco depois. Para Ricciardo, o prejuízo ficou ainda maior com isso, já que a RB não teve outro VCARB 01 em pista para analisar a questão da granulação e do desgaste de pneus.
“É difícil. O mais frustrante é que Yuki sofreu com danos e não conseguiu correr. Eu estava curioso para saber como a corrida dele seria, talvez ele não sofreria com a granulação, talvez seria o mesmo. Não falo nem em termos de comparação entre pilotos, mas sim pelo ponto de vista do time, porque agora tudo que sabemos é que tive muita granulação. Não dá para assumir que seria o mesmo no carro de Yuki”, concluiu.
A Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.
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