Ricciardo supera McLaren e lidera TL1 que ainda mantém mistério no GP do Bahrein

Com pouca gente gastando pneu macio, primeiro treino livre mostrou pouco da realidade de ritmo de classificação. Mas deu para Daniel Ricciardo superar dupla da McLaren e liderar

O primeiro treino livre da temporada 2024 da Fórmula 1 chegou e passou, mas não mostrou muito da realidade do que será o fim de semana do GP do Bahrein. Foi na manhã desta quinta-feira (29), no Circuito Internacional de Sakhir. Pouca gente resolveu colocar pneus macios graças ao sol e forte vento, ainda que o clima não estivesse de calor forte. No cenário que se desenhou, Daniel Ricciardo liderou para a RB.

Com identidade reformulada, então, a RB lidera na primeira chance real que tem na temporada. Ricciardo algumas voltas de macios e conseguiu virar 1min32s869: suficiente para deixar para trás a dupla da McLaren, ainda que Lando Norris tenha ficado somente 0s032 atrás e andado bem menos com os pneus mais aderentes.

Oscar Piastri ficou 0s2 atrás do companheiro e na terceira colocação, enquanto Yuki Tsunoda colocou em quarto. Além de RB e McLaren, a outra equipe a dar volta rápida de pneus macios foi a Sauber, que terminou com Valtteri Bottas na décima colocação. Guanyu Zhou foi 15º.

A decisão da maioria das equipes em evitar os pneus macios é de fácil explicação. Como a classificação será realizada durante a noite da sexta-feira, não haverá o calor do sol na pista. Então, a situação climática do TL1 não seria tão representativa quanto será no TL2 de logo mais. Além disso, o vento era muito forte, com média acima de 40 km/h e rajadas que passavam dos 50 km/h.

Daniel Ricciardo pôs RB na ponta do TL1 (Foto: Red Bull Content Pool)

No top-10, após RB e McLaren, vieram Fernando Alonso, Max Verstappen, George Russell, Charles leclerc, Lewis Hamilton e Bottas, todos bastante próximos. Carlos Sainz e Sergio Pérez foram 11º e 12º, mas a separação entre quinto e 12º era de 0s210.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade. Logo mais, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília). Na sexta-feira, o TL3 abre o dia às 9h30, com a classificação a partir das 13h. A largada está marcada para as 12h do sábado.

Confira como o TL1 do GP do Bahrein:

Chegara a hora! A primeira atividade de pista da temporada 2024 da Fórmula 1, enfim, chegara. No Bahrein, o Mundial começava num dia de clima bem mais baixo que o da semana passada, quando equipes e pilotos estiveram no mesmo traçado para os testes coletivos de pré-temporada. A temperatura ambiente era de 19°C, mas com sol, o que jogava o asfalto para cerca de 34°C. Os ventos, porém, superavam 30 km/h.

A abertura das transmissões da F1 2024 (Vídeo: F1 TV)

A bandeira verde surgiu sem atrasos, às 14h30 locais (8h30 de Brasília, GMT-3). Valtteri Bottas foi o primeiro a alinhar na fila do pit-lane e sair para a pista, mas a lista de pilotos rapidamente no traçado era grande. E não demorou dois minutos até que um problema aparecesse. Se Bottas foi o primeiro na pista, Guanyu Zhou foi quem sofreu. No rádio da Sauber, avisava que os freios não funcionavam. Restou se arrastar de volta aos boxes. A Sauber também pediu para Bottas voltar.

Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen foram os donos das voltas rápidas de abertura, ambos com a Haas, mas o que importava era o movimento frenético no traçado. Apenas dois pilotos seguiam sem ligar o motor após dez minutos: Max Verstappen era um deles e chegou logo depois. Em seguida, Logan Sargeant completou a lista.

Carlos Sainz chegou a superar o tempo da dupla de pilotos da Mercedes para assumir a ponta, mas somente até que Verstappen desse volta rápida. Apesar do tricampeão passar à frente, ainda reclamou do RB20. “Tudo está distante para cacete”, com palavrão e tudo. Red Bull resolveu, então, ajustar a asa dianteira.

Após pouco mais de dez minutos fora do traçado enquanto a equipe consertava o problema no freio, Zhou retornou e imediatamente anotou tempo cronometrado. Fernando Alonso dava uma ideia do que a Aston Martin tinha em mãos no Bahrein: fez o melhor primeiro setor, mas acabou terminando a volta na quinta colocação.

Guanyu Zhou teve problema nos freios (Foto: Sauber)

A gama de pneus que a Pirelli disponibilizou para o GP do Bahrein era a mais dura, com os pneus C1, C2 e C3. É bom destacar que, por serem os médios da gama global de pneus — que também conta com C4 e C5 na lista de pista seca —, os C3 foram os mais testados na semana passada.

Os programas na metade inicial do TL1 ainda fazia parecer um teste da semana passada: a sensação era de que algumas equipes ainda não haviam mostrado muita coisa de desempenho por desejo próprio e havia quem estivesse apenas em simulações de corrida ou ajustes específicos para setores.

Eis que, com mais de 25 minutos, a McLaren resolveu colocar os pneus macios no carro de Oscar Piastri. Até aquele momento, ninguém testara as borrachas de faixa vermelha. O australiano virou 1min33s113 e tomou a ponta.

Com metade do TL1 passado, o top-10 tinha Piastri na frente de Verstappen, George Russell, Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Sainz, Lando Norris, Lance Stroll, Daniel Ricciardo e Alonso.

Charles Leclerc apareceu pouco no TL1 (Foto: Ferrari)

Mas as coisas começavam a mudar rapidamente, uma vez que era hora dos pneus macios aparecerem na pista. Norris, também com os pneus mais aderentes, superou o companheiro e virou o primeiro tempo. Ambos seriam batidos por Ricciardo em seguida, ao passo que Yuki Tsunoda passou para a quarta posição. Bottas foi outro a aproveitar a leva inicial de macios, mas subiu apenas ao nono posto.

Enquanto a situação começava a ser para virar tempos de volta, importante registrar que a dupla da Haas continuava a demonstração dos testes: entender em que pé estava o desgaste de pneus em ritmo de corrida. Por isso, os dois estavam totalmente distantes dos tempos competitivos: 4s6 para Magnusen e 5s para Hülkenberg.

Verstappen continuava reclamando, agora do torque do carro. Ninguém reclama mais em primeiros treinos livres que o dono dos últimos três títulos. Apesar da decisão de McLaren, RB e Sauber usarem pneus macios, a onda não se estendeu às outras equipes. A razão é o clima: já que a classificação será à noite, o asfalto sob o calor do sol não entrega uma resposta tão representativa da realidade.

Nos minutos finais, deu tempo ainda de Leclerc e Ferrari conversarem sobre as dificuldades impostas para um vento que acabou passando de 50 km/h em rajadas. Nenhuma novidade apareceu nos tempos.

F1 2024, GP do Bahrein, Sakhir, TL1:

1D RICCIARDORB Honda1:32.869 22
2L NORRISMcLaren Mercedes1:32.901+0.03224
3O PIASTRIMcLaren Mercedes1:33.113+0.24424
4Y TSUNODARB Honda1:33.183+0.31424
5F ALONSOAston Martin Mercedes1:33.193+0.32420
6M VERSTAPPENRed Bull Honda1:33.238+0.36920
7G RUSSELLMercedes1:33.251+0.38224
8C LECLERCFerrari1:33.268+0.39923
9L HAMILTONMercedes1:33.302+0.43322
10V BOTTASSauber Ferrari1:33.354+0.48520
11C SAINZFerrari1:33.385+0.51626
12S PÉREZRed Bull Honda1:33.413+0.54423
13A ALBONWilliams Mercedes1:33.583+0.71417
14L STROLLAston Martin Mercedes1:33.868+0.99920
15G ZHOUSauber Ferrari1:33.923+1.05416
16L SARGEANTWilliams Mercedes1:34.213+1.34419
17E OCONAlpine1:34.807+1.93821
18P GASLYAlpine1:35.144+2.27524
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:37.477+4.60825
20N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:37.938+5.06927

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GUIA F1 2024: Tudo que é preciso saber da TEMPORADA que começa no BAHREIN
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.