David Brabham recusa propostas para retorno da marca ao grid da F1: “Não é assim que se faz”

Filho de Jack Brabham, David precisou decidir mais de uma vez se autorizaria o retorno do nome da família ao grid da F1. Seja por falta de dinheiro dos interessados ou por preservar o nome da família, a manobra nunca se concretizou. De acordo com o ‘Motorsport.com’, a Racing Point quis competir com o nome Brabham em 2019

A Brabham teve a oportunidade de voltar ao grid da Fórmula 1, mas David Brabham não quis seguir adiante. David, filho do tricampeão e fundador Jack Brabham, recusou uma “longa lista” de propostas por acreditar que nenhuma delas era séria a ponto de fazer jus ao nome da tradicional escuderia.
 
O desinteresse atual de David em autorizar o retorno do nome Brabham ao grid tem dois motivos. O primeiro é a falta de orçamento de novos empresários, que buscavam entrar na F1 com o pomposo nome, mas nunca apresentaram dinheiro suficiente. O segundo, talvez mais importante, é o interesse em preservar o nome da família.
 
“Seria uma longa lista se eu dissesse quantas pessoas entraram em contato dizendo que queriam comprar uma equipe de Fórmula 1 e chamar de Brabham”, disse David, entrevistado pelo ‘Motorsport.com’. “Adivinha, ninguém nunca foi capaz de comprar a equipe. Você fica animado no começo, mas acaba aprendendo depois de um tempo. Chegamos ao ponto em que aprendemos nossas lições e pedimos que provassem que eles tinham um orçamento. Aí paramos de desperdiçar tanto nosso tempo”, seguiu.
O nome Brabham teve a chance de retornar ao grid da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

“Eu me envolvi na F1 com a Brabham e vi como isso afeta o nome, porque não tínhamos sucesso e atravessávamos dificuldades. Eu olhei para a Lotus [2011-2015] e pensei ‘não é assim que se faz isso’. Você precisa entender a marca, seu DNA e ser completamente consistente com a mensagem de quem você é. Acho que, no caso da Lotus, houve confusão demais a respeito da marca, e eu não poderia aturar isso”, refletiu.

 
De acordo com o ‘Motorsport.com’, a negociação mais recente pelo retorno da Brabham aconteceu para a temporada 2019. O site indica que a Racing Point tinha interesse no nome, apesar de a negociação não fluir. No fim das contas, a nomenclatura segue sendo a mesma já utilizada no fim de 2018 – isso após também tentar reviver o nome Lola.
 
A Brabham competiu na F1 entre 1962 e 1992. A equipe fez sucesso, levantando títulos com Jack Brabham, Denny Hulme e Nelson Piquet. Após anos afastada do automobilismo, a família se comprometeu com um retorno ao Mundial de Endurance.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.