Coulthard elogia Verstappen e compara Leclerc a “filhote que faz xixi no tapete”

Ex-piloto da Red Bull na Fórmula 1, David Coulthard disse que Max Verstappen "chegou mais pronto" à categoria e afirmou que os outros concorrentes precisam de um "tempo maior" para alcançar o neerlandês. Por outro lado, prevê uma era de ouro no futuro do esporte

Mais uma vez, a batalha pelo título da Fórmula 1 parece decidido antes do fim da temporada. Mesmo em meio a um campeonato de boas corridas, a vantagem construída por Max Verstappen na primeira perna do calendário se provou grande demais para uma ameaça real de Lando Norris, que não conseguiu igualar o nível do tricampeão. Algo que, de acordo com David Coulthard, também se aplica a outros concorrentes.

Segundo o ex-F1, Verstappen chegou mais “pronto” na categoria, ao contrário de Norris e Charles Leclerc, por exemplo. Para Coulthard, os outros precisam de um “tempo maior”, o que rendeu até uma comparação bem inusitada do monegasco com um filhote. Por outro lado, o australiano demonstrou otimismo e disse que, quando os concorrentes evoluírem, o esporte entrará em uma “era de ouro”.

“Acho que Max chegou como um capítulo fechado à F1, mas que precisava ser lapidado. Para os outros, entretanto, tem levado um pouco mais de tempo”, opinou Coulthard em entrevista ao podcast Formula For Success.

“Charles ainda é um filhote que ocasionalmente faz xixi no tapete”, comparou. “Mas, uma vez que eles resolvam todos esses pequenos problemas, acho que entraremos em uma era de ouro na Fórmula 1”, comentou.

Coulthard comentou diferenças entre Verstappen e Norris (Foto: Reprodução)

No GP de São Paulo, Norris foi engolido na largada mais uma vez, agora para George Russell, e perdeu a liderança ainda nos primeiros metros. Coulthard comentou a dificuldade do inglês, mas ressaltou que Lando tem a noção de que não chegará ao título sem que Verstappen sofra com problemas em 2024.

“Todo piloto considera a largada como uma oportunidade. Acho que, fora do carro, ele provavelmente entende que vai precisar de uma intervenção divina: um problema no carro, uma batida ou algo para Max. Ele [Verstappen] pode garantir o título em Las Vegas, mas todos gostaríamos de ver a batalha ir para a final em Abu Dhabi“, afirmou.

Por fim, Coulthard relatou a própria experiência e disse que encontrou um ganho de performance próximo aos 30 anos, quando “descobriu mais sobre a vida”. O australiano deixou no ar a crença de que Norris pode fazer o mesmo ao longo das próximas temporadas.

Verstappen chegou mais maduro à Fórmula 1, segundo Coulthard (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Os dois são muito gentis e pessoas normais fora do carro. Na personalidade, é claro, Max parece atacar mais do que Lando. Mas é parte do crescimento. Lando tem 26 ou 27 anos, eles ainda são meninos em algumas maneiras. Sinto que estava perto dos 30 quando descobri mais sobre a vida. E isso coincidiu com minha melhor performance”, finalizou.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.