De olho em reação, Vettel lidera 1-2 da Ferrari no primeiro treino na Alemanha
Na pista onde viu o início da sua derrocada na F1, no ano passado, Sebastian Vettel começou o fim de semana na liderança. O dono da casa foi o mais rápido do primeiro treino livre do GP da Alemanha, com Charles Leclerc completando a dobradinha da Ferrari com pneus macios. Com os médios, Lewis Hamilton fechou o top-3, 0s302 atrás
Há pouco mais de um ano, Sebastian Vettel cometeu erro capital enquanto liderava o GP da Alemanha e, desde então, entrou em uma espiral de derrotas na F1. Nesta sexta-feira (26), o tetracampeão mundial se reencontrou com Hockenheim e, em busca de reação, liderou o primeiro treino livre do fim de semana. Com pneus macios, Vettel cravou 1min14s013 na sua volta mais rápida e puxou a dobradinha da Ferrari, completada por Charles Leclerc, 0s255 atrás. Lewis Hamilton, da Mercedes, fechou o top-3, mas aferiu sua melhor volta, 0s302 atrás de Vettel, com os pneus médios.
Max Verstappen se colocou na quarta colocação com a Red Bull e deixou a Mercedes de Valtteri Bottas para trás. O finlandês pintou com chances de melhorar bem sua marca, mas cometeu um erro na sua volta rápida com os pneus médios e ficou em quinto. No fim da sessão, outro erro do nórdico, que passeou pela brita, mas conseguiu voltar para o asfalto.
Relacionadas
Pierre Gasly fechou a lista dos pilotos das equipes mais rápidas e foi o sexto, seguido pelo 'melhor do resto', Carlos Sainz, da McLaren. Romain Grosjean, com uma Haas que tenta sair da crise, foi o oitavo, seguido pela Racing Point de Lance Stroll, uma surpresa, e a Renault de Daniel Ricciardo fecharam o top-10.
O segundo treino livre em Hockenheim acontece logo mais, às 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Alemanha
Como é de hábito no início da sexta-feir,a os pilotos dedicaram os primeiros minutos às voltas de instalação e reconhecimento de uma pista muito quente, passando dos 40ºC de temperatura do asfalto. A McLaren abriu a tabela de tempos com Carlos Sainz, que marcou 1min17s939.
A zica enorme da Haas teve mais um capítulo neste início de terceiro treino. Enquanto Robert Kubica abria uma volta rápida com o carro da Williams, Kevin Magnussen enfrentou uma pane e ficou parado na pista na entrada do estádio. Bandeira vermelha em Hockenheim.
A pista foi liberada pouco depois para a sequência do treino. E aí os carros mais rápidos logo deixaram os boxes. Max Verstappen chegou a ocupar a liderança com a Red Bull, mas não demorou muito para que as Mercedes, neste fim de semana pintadas em branco e prata, tomassem a ponta. Valtteri Bottas marcou 1min14s828 com pneus macios, 0s735 à frente de Hamilton. Com os médios, Verstappen vinha em terceiro. Em seguida, Magnussen voltava à pista para fazer suas primeiras voltas rápidas.
Nas primeiras voltas, também com os pneus macios, as Ferrari ficaram atrás da Red Bull de Verstappen. E Bottas melhorava ligeiramente seu tempo ao marcar 1min14s805. Na sequência, Charles Leclerc subiu para segundo, 0s316 atrás do finlandês, enquanto Sebastian Vettel aparecia em quinto.
Dentre os pilotos das equipes de ponta, Pierre Gasly, da Red Bull, foi o último a marcar volta rápida na primeira parte da sessão. O francês, no entanto, enfrentava problemas e não passava do 14º lugar. A surpresa era a presença de Lance Stroll, que chegou a ocupar o sétimo lugar com a Racing Point. Daniil Kvyat, da Toro Rosso, também apareceu bem, em sexto na metade do treino. Neste período, uma cena bem curiosa: Vettel reclamou com Hamilton depois de se sentir prejudicado enquanto estava em uma volta rápida. E Verstappen se queixava de um superaquecimento dos pneus.
Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton melhorar seu tempo e subiu para segundo, ficando 0s048 da volta de Bottas. Quem também subia na tabela era Sérgio Pérez, com uma Racing Point que andava bem no primeiro treino. O mexicano ocupava o sexto lugar.
Minutos depois, a Mercedes voltou à pista com Hamilton e Bottas calçando pneus médios. Nesse meio tempo, quem melhorou primeiro seu tempo foi Romain Grosjean, quinto mais rápido com os pneus macios. Valtteri vinha muito bem na sua primeira volta e inclusive passou com a melhor marca na segunda parcial, mas errou na entrada da última curva, chegou a passar com os pneus na brita e ficou com o tempo que tinha. Por sua vez, Hamilton superou o companheiro de equipe ao cravar 1min14s315.
Outro que subia na tabela era Sainz, dono do terceiro tempo provisório da sessão, ficando entre Bottas e Leclerc. Mas o monegasco perdeu a quarta colocação depois da boa volta registrada por Grosjean. Verstappen, Stroll, Vettel, Daniel Ricciardo e Pérez fechavam a lista dos dez primeiros. Mas Leclerc conseguiu encaixar grande volta em seguida, com os pneus macios, e assumiu a liderança do TL1 com 1min14s268, 0s047 mais rápido que Hamilton, enquanto Verstappen aparecia em terceiro, também muito perto da ponta, só 0s062.
Gasly deixou as posições intermediárias da tabela de tempos e subiu para um bom quinto lugar, à frente de Sainz e logo atrás de Verstappen e Bottas. Mas o quinto virou sexto depois da volta voadora de Vettel, que cravou 1min14s013 para assumir a liderança em casa. Hamilton, com os médios, estava em terceiro, apenas 0s302 atrás. Seb começava da melhor forma o fim de semana na pista onde busca a reação na F1.
Já no fim do treino, Bottas cometeu um erro na entrada do estádio e chegou a passar pela caixa de brita, mas não atolou. O finlandês conseguiu voltar para a pista. Daniel Ricciardo foi outro a rodar antes do encerramento da sessão.
F1 2019, GP da Alemanha, Hockenheim, treino livre 1:
1 | S VETTEL | Ferrari | 1:14.013 | 21 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:14.268 | +0.255 | 25 |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:14.315 | +0.302 | 32 |
4 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:14.330 | +0.317 | 28 |
5 | V BOTTAS | Mercedes | 1:14.660 | +0.647 | 28 |
6 | P GASLY | Red Bull Honda | 1:14.813 | +0.800 | 23 |
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:15.062 | +1.049 | 30 |
8 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:15.074 | +1.061 | 30 |
9 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:15.191 | +1.178 | 26 |
10 | D RICCIARDO | Renault | 1:15.567 | +1.554 | 23 |
11 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:15.604 | +1.591 | 24 |
12 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:15.616 | +1.603 | 26 |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:15.759 | +1.746 | 27 |
14 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:15.776 | +1.763 | 30 |
15 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 1:15.777 | +1.764 | 24 |
16 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:15.823 | +1.810 | 23 |
17 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:15.953 | +1.940 | 26 |
18 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:16.382 | +2.369 | 31 |
19 | R KUBICA | Williams Mercedes | 1:16.559 | +2.546 | 27 |
20 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:17.126 | +3.113 | 23 |
Tempo 107% | 1:19.194 | +5.181 | |||
REC | S VETTEL | Ferrari | 1:11.212 | 21/07/2018 | |
MV | K RÄIKKÖNEN | McLaren Mercedes | 1:13.780 | 25/07/2004 |
Paddockast #26 Acidentes que alteraram carreiras |