Depois de acordo, Clear assume como diretor de engenharia da Ferrari após férias de verão da F1

James Allison, diretor-técnico da Ferrari, confirmou a chegada do também britânico Jock Clear aos quadros da escuderia de Maranello. O ex-engenheiro de desempenho de Lewis Hamilton na Mercedes assumirá seu posto como diretor de engenharia depois do recesso de quatro semanas após um acordo feito entre as duas equipes

Jock Clear finalmente está prestes a se incorporar ao corpo técnico da Ferrari. Depois de ser um dos pilares da boa campanha de Lewis Hamilton como engenheiro de desempenho na temporada passada, culminando com o título da F1 pela Mercedes, o britânico vai assumir o cargo de diretor de engenharia em Maranello em substituição a Pat Fry, que foi demitido no fim de 2014.

Embora tenha sido contratado no fim de 2014, Clear só vai conseguir assumir seu posto na Ferrari após as férias de verão. Isso porque seu antigo acordo com a Mercedes o impedia de trabalhar em qualquer outra equipe durante um ano. Mas um acordo entre Mercedes e a Ferrari permitiu a Clear a chance de voltar aos trabalhos ainda nesta temporada.

Ao centro, Clear é o novo reforço da Ferrari na luta contra sua ex-equipe, a Mercedes (Foto: Getty Images)

Assim, o britânico é mais um reforço da equipe de Maranello na luta com a Mercedes pelo topo da F1.

Clear, de 51 anos, é um profissional de grande retrospecto na F1, tendo sido engenheiro de corrida de Jacques Villeneuve a partir de 1996, na Williams. O canadense venceria o Mundial no ano seguinte e seguiria para a BAR, em 1999, levando Jock junto.

Depois, o britânico seguiu na equipe por duas mudanças de nome, até trabalhar com o brasileiro Rubens Barrichello na Brawn. Já na Mercedes, como engenheiro de desempenho, o britânico trabalhou com Michael Schumacher até a segunda aposentadoria do maior campeão da F1. Passou, então, a partir da temporada de 2013, a trabalhar com Hamilton.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube