Deputado do Reino Unido afirma que crise na Rússia pode impedir GP inaugural em Sochi em 2014

Richard Ottaway, presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Comuns do Reino Unido, avaliou que a crise na Rússia pode impedir a realização da etapa da F1 em Sochi. Deputado destacou que se novas sanções forem impostas, Mundial terá dificuldade por conta das restrições no fluxo de dinheiro

A cobertura completa do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A Rússia garantiu uma vaga no calendário 2014 da F1, mas a realização da prova foi mais uma vez colocada em xeque. Richard Ottaway, presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Comuns do Reino Unido, afirmou que o Mundial pode ter dificuldades para realizar a prova em Sochi por conta das sanções impostas ao país por conta da crise com a Ucrânia.
 
No mês passado, a agência de notícias russa Ria Novosti noticiou que a carreira de Sergey Sirotkin também pode ser abalada pela crise. Segundo a agência, a ligação entre Boris Rotenberg, dono do banco SMP, apontado como responsável por evitar um colapso financeiro da Sauber, e o presidente Vladimir Putin colocou em risco a carreira de vários atletas do país, inclusive o piloto.
Sochi deve receber F1 pela primeira vez na temporada 2014 (Foto: Clive Mason/Getty Images)
Ainda de acordo com a Ria Novosti, por ser “amigo de infância” e pertencer ao “circulo” de Putin, Rotenberg foi incluído nas sanções aplicadas à Rússia por países europeus e pelos Estados Unidos. O SMP Racing, braço esportivo do banco, por sua vez, confirmou que suas contas bancárias europeias foram congeladas.
 
Semanas atrás, entretanto, Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, descartou que a prova fosse ser alvo de um boicote por conta da crise na Crimeia.
 
Desta vez, Richard Ottaway, presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Comuns do Reino Unido, disse ao jornal britânico ‘Times’ que a crise na Crimeia tornou a realização GP da Rússia de F1 uma perspectiva “loucamente irrealista”.
 
“Se uma nova rodada de duras sanções for introduzida, a F1 pode achar impossível realizar a corrida por conta das restrições ao fluxo de dinheiro”, justificou Ottway.
 
Prova inaugural em Sochi, o GP da Rússia, 16ª etapa da temporada 2014 da F1, está marcado para o dia 12 de outubro, pouco após a corrida do Japão. 

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
Faça agora suas apostas para o GP da Espanha e concorra a uma viagem


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.