Diretor da Alpine celebra aguardado pódio de Alonso na F1: “Pilotagem neste ano merecia”

Martin Budkowski ressaltou que as últimas voltas do GP do Catar foram de puro nervosismo, mas exaltou o trabalho da Alpine ao longo da temporada 2021

AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DO CATAR DE FÓRMULA 1 | Briefing

Diretor-executivo da Alpine, Martin Budkowski avaliou que Fernando Alonso merecia um pódio pela performance que vem demonstrando na temporada 2021 da Fórmula 1. O dirigente destacou que a equipe francesa esperou muito tempo pelo terceio lugar conquistado pelo espanhol no GP do Catar de domingo (21).

Beneficiado pelas punições aplicadas a Max Verstappen e Valtteri Bottas, Alonso largou em terceiro e, aproveitando a arriscada estratégia de uma parada, conseguiu o primeiro pódio desde o GP da Hungria de 2014. Esteban Ocon também teve boa atuação em Losail e acabou em quinto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fernando Alonso encerrou um longo jejum de pódios na Fórmula 1 (Foto: Alpine)

“É um alívio, estou suando. As últimas voltas foram muito longas, mas é genial. Terceiro e quinto. O pódio dele era algo que estávamos esperando há muito tempo, para ser sincero”, disse Budkowski. “Todos concordam que a pilotagem de Fernando neste ano merecia esse pódio, então é ótimo vê-lo lá em cima. O trabalho da equipe, de novo, ajudando uns aos outros, os pilotos, as estratégias, os engenheiros, todo mundo trabalhou duro para fazer os pneus funcionarem até o final”, seguiu.

Budkowski reconheceu, ainda, que o sonhado pódio dependia da capacidade das Alpine de dar aos pilotos aquilo que eles necessitavam. Assim, o dirigente destacou o acerto com a estratégia de uma parada.

“Temos de dar confiança ao piloto”, defendeu. “Confiávamos que não colocaríamos ninguém em perigo, mas é a nossa corrida, nossos pontos, e nós sabíamos que, se parássemos, poderíamos não conseguir nada”, comentou.

“Vimos que tínhamos de gerir o pneu desde o início e que evitas as zebras era chave. Por isso, demos instruções aos nossos pilotos para que eles fizessem isso”, relatou. “Na última volta, os mecânicos estavam pulando no muro, mas eu estava dizendo não, que ainda faltavam algumas curvas e que dependia disso conseguirmos ou não”, relatou.

Apesar do bom resultado, o dirigente ressaltou que nem tudo saiu como a Alpine esperava ao longo de 2021.

“Acho que existem coisas boas e ruins. O pódio de Fernando e a vitória de Esteban são grandes feitos para a equipe, mas a nossa atuação em geral nos decepcionou um pouco”, confessou. “Demonstramos este ano que se a oportunidade aparece, estamos ali para aproveitar, mas agora precisamos desenvolver um carro mais rápido para a próxima temporada e transformá-lo em resultados”, alertou.

“Se tivermos um carro mais rápido, vamos brigar por pódios e vitórias”, encerrou.

A 21º e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 está marcada para daqui a duas semanas, entre 3 e 5 de dezembro, e vai marcar a estreia da Arábia Saudita no Mundial.

GRANDE PRÊMIO lança especial que celebra carreira de Valentino Rossi. ACESSE
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar