Diretor da F1 diz que deseja evitar contato de equipes com direção de prova em 2022

Ross Brawn, diretor-esportivo da Fórmula 1, revelou que vai proibir o contato das equipes com o diretor de provas durante as corridas em 2022

A dramática última volta do GP de Abu Dhabi de F1 (Vídeo: TSN)

Lewis Hamilton era o campeão da temporada 2021 da Fórmula 1 até a última volta do GP de Abu Dhabi, quando Max Verstappen o superou. Isso só foi possível porque um acidente com Nicholas Latifi exigiu a entrada do safety-car na parte final da corrida disputada no último domingo (12). Com a bandeira amarela, o holandês aproveitou para trocar os pneus e voltar com macios, enquanto o heptacampeão permaneceu na pista, com compostos duros desgastados. Acontece que a direção de prova tomou uma série de decisões que acabou mudando a história da final da F1.

Michael Masi, diretor de prova da Fórmula 1, inicialmente informou às equipes que, nas voltas derradeiras, não seria permitido a ultrapassagem. Logo depois, mudou de ideia, para que a corrida tivesse o fim em bandeira verde. Para isso, autorizou apenas os pilotos retardátarios que estavam entre Hamilton e Verstappen — Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel — descontassem a volta. Assim, ao liberar a prova, deixou o caminho livre para um embate entre os dos postulantes ao título.

O resultado positivo foi para Verstappen, que com pneus novos e macios, ultrapassou um Hamilton com pneus duros e desgastados. Quando o holandês cruzou a linha de chegada, foi possível ouvir o rádio da Mercedes, com um Toto Wolff, chefe da equipe, descontrolado com o diretor de provas da F1, alegando que o responsável pela corrida havia descumprido o regulamento.

Max Verstappen cruza a linha de chegada do GP de Abu Dhabi para conquistar o título da Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

A equipe alemã entrou, após a prova,com um protesto pela decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Só que os recursos foram rejeitados, então, o time informou a intenção de apelar oficialmente sobre as decisões da entidade. Além de se queixar sobre o procedimento do safety-car, a esquadra octacampeã também apresentou reclamação contra Verstappen, alegando que o piloto da Red Bull passou Lewis sob bandeira amarela.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Por essas e outras razões, Ross Brawn, diretor-esportivo da F1, afirmou que deseja evitar o contato direto das equipes com o diretor de provas durante as corridas em 2022. O britânico explicou que a reação da Mercedes tirou um pouco do brilho da final do campeonato e enfatizou que a FIA estava sob alta pressão naquele momento.

“A decisão na última volta é um destaque que não pode ser superado. Infelizmente, o protesto tira um pouco o brilho desta final”, disse Brawn, em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport.

“Não é aceitável que os chefes das equipes pressionem Michael [Masi] durante a corrida. Toto Wolff não pode exigir que um safety-car não entre na pista, enquanto Christian Horner não pode querer que os retardatários voltem atrás. Isso fica a critério do diretor da prova. Vamos interromper esse contato no próximo ano”, acrescentou.

Vale lembrar que a FIA entendeu que, em ambas as situações, não houve equívocos que pudessem gerar mudanças nos resultados. No caso da ultrapassagem em safety-car, que foi apenas um curto momento e que logo o holandês devolveu. Sobre o procedimento, ao ter deixado apenas alguns retardatários realinharem na volta do líder, que o diretor de provas, Michael Masi, tem autoridade para indicar isso.

F1 EM ABU DHABI: VERSTAPPEN PASSA HAMILTON NO FIM E É CAMPEÃO! | Briefing

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.