Diretor da FIA isenta pilotos e culpa luz de aviso acionada ao lado do carro de Kvyat por largada abortada

O diretor-técnico da FIA, Charlie Whiting, afirmou que nenhum piloto teve culpa pela largada abortada do GP da Austrália deste domingo (26). Segundo Whiting, ele resolveu adiar a partida porque um dos comissários, o que estava ao lado de Danill Kvyat, acionou uma luz de aviso - mas que não teve explicação até o momento

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O GP da Austrália deste domingo (26) abriu a temporada do Mundial de F1, mas com uma volta de atraso. Isso porque o procedimento de largada original foi abortado por um motivo que não ficou claro durante a corrida. Segundo Charlie Whiting, o diretor-técnico da FIA, ele resolveu tomar a decisão por conta de uma luz de aviso que foi ligada na pista.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Whiting resolveu mandar os pilotos para uma segunda volta de formação após cancelar a primeira largada. De acordo com ele, houve uma confusão de Sergio Pérez quanto ao lugar dele no grid realmente, mas o mexicano se posicionou corretamente em seguida. Depois, porém uma luz de aviso foi acionada pelo comissário que olhava Daniil Kvyat. Então, por segurança, já que não sabia o que tinha acontecido, Whiting achou melhor averiguar.

 
"Eu abortei a largada porque houve uma incerteza – e eu sempre quero estar certo, ou o mais certo que posso estar, de que tudo está bem antes de apertar o botão da largada", afirmou em entrevista à revista inglesa 'Autosport'. 
 
"Primeiro, Pérez parou na posição errada, mas, depois de alguns segundos, começou a acertar na frente. Na mesma hora o comissário responsável pelo painel da luz ao lado do carro de Kvyat apertou a luz amarela que indicou o problema", explicou.
 
"Nem eu, nem meus colegas no controle de corrida vimos um problema, então senti que a opção mais segura era abortar a largada e mandar os pilotos para outra volta de formação", falou.
A largada do GP da Austrália (Foto: Reprodução)
"É claro olhando o vídeo que não havia nada errado com o carro de Kvyat, mas a situação poderia ser causada por antecipação de um problema maior, como um incêndio pequeno, visto que a equipe havia trabalhado no grid", explicou.
 
Até agora, porém, nada justificou o sinal de alerta que causou o adiamento da largada. Por isso, segundo Whiting, nenhum piloto foi culpabilizado e forçado a largar do pit-lane, como previsto em regra.
 
"Não explica completamente por que o botão estava pressionado, mas as pessoas às vezes fazem coisas inexplicáveis sob pressão. De qualquer forma o principal é que havia incerteza se estava tudo segurou ou não, então abortamos. Nenhum piloto pareceu culpado, tanto que ninguém largou do pit-lane", encerrou.
 
A F1 segue em duas semanas, no dia 9 de abril com o GP da China.
 

PADDOCK GP #70 FAZ PRÉVIA DE ABERTURA DAS TEMPORADAS DE F1 E MOTOGP E LEMBRA PACE

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.