Diretor da Williams destaca ganhos aerodinâmicos com regras de 2017, mas admite tiro no escuro com novo carro

Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, destacou as diferenças aerodinâmicas dos carros de 2017 para os atuais, mas não se fez de rogado em admitir que sem referência ele não tem como avaliar se o trabalho da Williams é bom

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As grandes mudanças dos carros da F1 para a temporada 2017 se tornaram a maior discussão do ano no Mundial. E enquanto as equipes trabalham nas novas especificações, vão descobrindo aos poucos com o que terão de realmente lidar a partir do ano que vem. Para o diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, os ganhos aerodinâmicos da nova regulação são de atordoar.

 
As novidades podem reorganizar a ordem de forças no grid de forma diferente de como tem sido nos últimos três anos, mas Symonds concorda que não dá para saber quem estará mais preparado e sequer o seu próprio trabalho é bom. Não existe referência, é tudo um grande tiro no escuro.
 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
"Toda semana no túnel de vento estamos colocando mais donwforce, mas não acredito que estejamos sozinhos nessa. Tenho certeza que isso está acontecendo em 11 túneis de vento pelo mundo, então você nunca sabe. Normalmente nós temos metas para o que queremos atingir na aerodinâmica, mas ano que vem você não sabe, porque não temos ideia de qual meta podemos estabelecer. Nem aspiração, tendência ou qualquer coisa, você não sabe quais são as metas até chegarmos lá e testarmos na pista e vermos como é o carro de todo mundo", disse.

Os chefes da Williams: Pat Symonds e Claire Williams (Foto: Getty Images)
Além disso, as mudanças de projeto básico de design do carro é outro fator, assim como os maiores pneus da Pirelli. E Symonds destaca que nem tudo nos novos carros é uma questão de aerodinâmica. 
 
"Esse elemento criativo é totalmente diferente. Leio os relatórios diários e penso 'caramba, como encontramos tanta coisa?'. Você meio que pensa que todo mundo vai tudo cair por terra, mas não é o caso no momento. Claro que a queda não é mais como no primeiro mês, mas ainda é grande", seguiu. 
 
"Não esqueça que nem todo o foco é na aerodinâmica. Uma das coisas com as quais temos de lidar são as novas descrições da Pirelli. Não é fácil, tivemos que fazer mudanças de geometria nas suspensões, dutos de freio completamente diferentes", contou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.