Diretor da Williams diz que GP da Áustria de Bottas foi prejudicado por problema “razoavelmente grande” de freios

Rob Smedley, diretor de desempenho da Williams, revelou que a quinta posição de Valtteri Bottas esteve ameaçado por conta de um problema sério nos freios durante a segunda parte da prova. Ainda assim, o piloto conseguiu salvar o quinto posto

Diretor de performance da Williams, Rob Smedley revelou que a corrida de Valtteri Bottas foi afetada por um problema "razoavelmente grande" nos freios durante o GP da Áustria, a oitava etapa da temporada 2015 disputada neste domingo (21).

O finlandês largou em sexto e passou a maior parte da prova perseguindo Nico Hülkenberg, da Force India, além de protagonizar algumas das ultrapassagens mais bonitas da etapa austríaca. Até que conseguiu superar o alemão e garantir o quinto posto. Mas o desempenho cobrou seu preço no fim: o superaquecimento dos freios.

"O problema com o freio foi razoavelmente grande hoje, eu diria", declarou Smedley aos jornalistas no Red Bull Ring, após a corrida. "Na segunda parte da corrida, ele estava tentando poupar combustível, mas também atacar, de fato. Seguindo Hülkenberg durante uma grande parte da corrida, algo em torno de 30 voltas ou mais, a temperatura dos freios subiu", explicou.

Valtteri Bottas foi o quinto na Áustria (Foto: AP)

"E isso os colocou em oxidação, o que significa que acelerou o desgaste, então tivemos de cuidar para garantir que ele terminasse a corrida se falhas nos freios", completou o engenheiro.

“Situações de pista com temperaturas mais baixas também causam um efeito duplo, porque também atinge os pneus, então pode faltar aderência em algum momento", acrescentou.

Ao falar da prova, Bottas reiterou as dificuldades com os freios. “É um bom resultado para a equipe. Pessoalmente, eu esperava um pouco mais de mim. Curti as ultrapassagens que fiz, mas foi uma pena que não foram mais à frente. Na metade da corrida, tive um problema nos freios que tive que ir gerenciando", disse o nórdico.

No outro carro da Williams, Felipe Massa conseguiu se aproveitar de um problema no pit-stop de Sebastian Vettel pulou para terceiro e por lá ficou para assegurar o segundo pódio consecutivo da equipe inglesa.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube