Diretor da Williams diz que GP da Áustria de Bottas foi prejudicado por problema “razoavelmente grande” de freios

Rob Smedley, diretor de desempenho da Williams, revelou que a quinta posição de Valtteri Bottas esteve ameaçado por conta de um problema sério nos freios durante a segunda parte da prova. Ainda assim, o piloto conseguiu salvar o quinto posto

Diretor de performance da Williams, Rob Smedley revelou que a corrida de Valtteri Bottas foi afetada por um problema "razoavelmente grande" nos freios durante o GP da Áustria, a oitava etapa da temporada 2015 disputada neste domingo (21).

O finlandês largou em sexto e passou a maior parte da prova perseguindo Nico Hülkenberg, da Force India, além de protagonizar algumas das ultrapassagens mais bonitas da etapa austríaca. Até que conseguiu superar o alemão e garantir o quinto posto. Mas o desempenho cobrou seu preço no fim: o superaquecimento dos freios.

"O problema com o freio foi razoavelmente grande hoje, eu diria", declarou Smedley aos jornalistas no Red Bull Ring, após a corrida. "Na segunda parte da corrida, ele estava tentando poupar combustível, mas também atacar, de fato. Seguindo Hülkenberg durante uma grande parte da corrida, algo em torno de 30 voltas ou mais, a temperatura dos freios subiu", explicou.

Valtteri Bottas foi o quinto na Áustria (Foto: AP)

"E isso os colocou em oxidação, o que significa que acelerou o desgaste, então tivemos de cuidar para garantir que ele terminasse a corrida se falhas nos freios", completou o engenheiro.

“Situações de pista com temperaturas mais baixas também causam um efeito duplo, porque também atinge os pneus, então pode faltar aderência em algum momento", acrescentou.

Ao falar da prova, Bottas reiterou as dificuldades com os freios. “É um bom resultado para a equipe. Pessoalmente, eu esperava um pouco mais de mim. Curti as ultrapassagens que fiz, mas foi uma pena que não foram mais à frente. Na metade da corrida, tive um problema nos freios que tive que ir gerenciando", disse o nórdico.

No outro carro da Williams, Felipe Massa conseguiu se aproveitar de um problema no pit-stop de Sebastian Vettel pulou para terceiro e por lá ficou para assegurar o segundo pódio consecutivo da equipe inglesa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.