Diretor-técnico da Force India explica que bico do VJM10 serve para melhorar suspensão, mas lamenta ‘degrau’

O novo bico da Force India pode não ser bonito, mas tem uma função importante. O diretor-técnico Andy Green explica que o ‘degrau’ serve para facilitar o funcionamento da suspensão dianteira do VJM10

O novo carro da Force India trouxe surpresas pouco agradáveis para os fãs da F1. O modelo que deveria ter um visual mais agressivo acabou trazendo de volta o ‘degrau’, muito comum em 2012. A parte técnica da equipe não parece ter ficado muito feliz com a cara do VJM10, mas justifica o retorno do conceito como um jeito de melhorar o funcionamento da suspensão dianteira.
 
“A gente tentou explorar uma parte do regulamento da suspensão dianteira, melhorando do ponto de vista mecânico”, disse Andy Green, diretor-técnico da Force India. “Isso significa que, por conta do regulamento, não dá para encaixar isso [a suspensão] com o bico da forma que gostaríamos. Existe um limite que precisamos respeitar, então ficamos com o que chamamos de ‘testa’, infelizmente”, seguiu, dando um novo nome ao ‘degrau’.
O bico do VJM10 tem um degrau (Foto: Force India)
Além do ‘degrau’, a equipe também introduziu o ‘bico-fálico’. É uma mudança radical para uma escuderia que até 2016 tinha um bico vazado, com dois furos na dianteira. O design é bem distinto, mas a equipe avisa que os dois formatos tem o mesmo funcionamento.
 
“É o mesmo conceito [do bico de 2016]. São ‘narinas’ diferentes das que tínhamos ano passado, mas é a mesma filosofia. Só abrimos um pouco mais”, resumiu Green.
 
Na parte traseira, o que chama atenção é a ‘barbatana’, apresentada de forma bastante simples – apenas uma placa de fibra de carbono encaixada no na tampa do motor. O bólido é majoritariamente prateado, uma mudança em relação à pintura apresentada em 2015 e 2016.

PADDOCK GP #66 RECEBE LUCAS DI GRASSI, DEBATE F-E E NOVOS CARROS DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.