5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
Fórmula 1

Dispensado pela Sauber no fim de 2014, Sutil é anunciado pela Williams para posto de piloto reserva

Adrian Sutil foi nomeado pela Williams como piloto reserva para a temporada 2015 do Mundial de F1. Piloto está na Malásia e de stand-by para o caso de Valtteri Bottas tornar a sentir a lesão nas costas

 

A Williams agora tem um piloto reserva. Nesta quinta-feira (26), o alemão Adrian Sutil foi anunciado como o substituto imediato de Valtteri Bottas e Felipe Massa na equipe de Grove.

Sutil está na F1 desde 2007, quando estreou pela equipe Spyker. Seguiu nela após a mudança de nome para Force India e defendeu a Sauber na temporada 2014, sendo dispensado para dar lugar a Felipe Nasr e Marcus Ericsson em 2015.

O veterano de 128 largadas na F1 já chega em alerta à escuderia de Grove devido à lesão nas costas sofrida por Valtteri Bottas no GP da Austrália. O finlandês realizou exames conduzidos pelos médicos da FIA e foi liberado para correr. Se voltar a sentir algo, Sutil assumirá seu lugar.

Adrian Sutil continuará marcando presença nos paddocks da F1 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Na Williams, ele se junta aos titulares Bottas e Felipe Massa, à pilota de testes Susie Wolff e ao piloto de desenvolvimento Alex Lynn.

Nos últimos dias, chegou-se a especular que, sem um piloto reserva, a Williams poderia utilizar Pascal Wehrlein, reserva da Mercedes, se fosse necessário substituir Bottas na Malásia. Também houve alvoroço com a possibilidade de uma mulher retornar à F1 após mais de duas décadas.

"Estou muito orgulhoso por ser parte de uma equipe de F1 tão grande e famosa. Trabalhar com Frank Williams e seu time significa muito para mim. Eu gostaria de agradecer a todos na Williams pela confiança em minhas qualidades e pela oportunidade de trabalhar com uma companhia tão competitiva e vitoriosa", declarou Sutil.

Frank Williams destacou a experiência que o alemão tem com os motores V6 turbo por ter disputado todo o campeonato de 2014. "Isso lhe dá um excelente conhecimento da atual geração de carros e unidades de força híbridas, o que é muito valioso para qualquer um que precisar entrar no cockpit em 2015", disse o chefe da equipe.

Sutil já apareceu no paddock vestindo as cores da Williams (Foto: LAT Photographic)

"A briga por uma posição alta no campeonato de Construtores será intensa nesta temporada, portanto selecionamos um piloto com experiência recente de corrida e estamos confiantes de que, se for necessário, ele seria um par de mãos sólidas para correr com o FW37 e ajudar a nossa campanha", acrescentou.

Sutil é dono de um recorde inglório na F1: é o piloto com mais corridas disputadas a não ter conquistado um pódio sequer. Ele não está confirmado em nenhum campeonato para a temporada 2015.

As atividades de pista em Sepang têm início às 23h (de Brasília) desta quinta-feira.

ISQUEIRINHO

A FIA divulgou a lista de coletivas do fim de semana do GP da Malásia e vai opor as parceiras em estado de guerra. Cyril Abiteboul, diretor da Renault, e Christian Horner, da Red Bull, vão estar na sala de coletiva/ringue na sexta-feira para o segundo assalto da F1 2015. Depois das trocas de farpas, o clima esquentou tanto que Abiteboul divulgou uma foto de um par de luvas de boxe que está levando para Sepang. Coisas de uma categoria mais agitada fora das pistas…