Dono da Haas lamenta medo “frustrante” da Ferrari em compartilhar informações: “Poderíamos receber bem mais”

Gene Haas, dono da equipe novata dos Estados Unidos, mostrou uma certa decepção com a Ferrari pela falta de informações compartilhadas sobre as partes cedidas. Para o magnata, a colaboração seria boa também para o time de Maranello

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Relacionadas

A cooperação tecnológica revolucionária entre Haas e Ferrari está sendo considerada, desde formada, um marco. Mas a equipe norte-americana ainda considera que pode ficar mais interessante entre as partes. A Ferrari, para eles, deve parar de esconder o jogo nas informações e fazer um favor para as duas escuderias.

 
O dono da equipe, Gene Haas, falou sobre o interesse do time estreante. Contou que há medo do lado de Maranello de avançar no compartilhamento de inteligência bem como o mecânico. Para ele, o auxílio da Ferrari para colocar as partes do carro para funcionar da forma que deveria vai ajudar também os italianos a que se aproximem da Mercedes.
 
"O modelo realmente funciona com a Ferrari, e acho que podemos esperar receber ainda mais coisa. Sempre há alguma hesitação no lado da Ferrari, em relação a trabalhar com a gente, por causa das regras da FIA. Então eles estão muito, muito cuiadosos e se assegurando de que sigam as regras. Nós estamos nos adiantando com a FIA sobre o que fazemos. Em retrospectiva, acho que poderíamos ter feito mais", disse em entrevista à revista inglesa 'Autosport'.
 
"Nosso carro é bem diferente do da Ferrari, ainda que acreditem que é a mesma coisa, mas tivemos problemas com nosso chassi tentando entendê-lo. Com a Ferrari, eles não dão novas artes, mas não necessariamente nos dão informações sobre como funciona", seguiu.
A Haas quer mais da Ferrari (Foto: Getty Images)
"Acaba sendo uma questão de pessoal. Começamos quase do zero  há muito que temos que aprender. Conforme o tempo passa, precisamos fazer nosso pessoal entender como os carros funcionam. Não podemos ir até a Ferrari e perguntar como funciona. Precisamos descobrir sozinhos. É provavelmente nossa dificuldade: tentar entender como a Ferrari – e alguns componentes que nos dão, suspensão e ERS, por exemplo – funciona. Não tem sido fácil", avaliou.
 
Segundo Haas, o medo da Ferrari é cruzar o limite permitido pela FIA em termos de compartilhamento de informações.
 
"No fim das contas, a Ferrari tem uma meta, bater a Mercedes, assim como nós temos nossos rivais. É mais ou menos a mesma meta. O que pudermos fazer para que isso aconteça é bom para ambos, então eu acho que a cooperação seria boa para os dois. A Ferrari está sendo cuidadosa. Querem seguir as regras muito religiosamente até um ponto em que parece frustrante", encerrou.
PADDOCK GP #40 RECEBE SÉRGIO JIMENEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!