Dupla da McLaren compara Sochi a outros ‘tilkódromos’, e Magnussen diz que é “difícil ver ponto de ultrapassagem”

mclarenCircuito de Sochi, de acordo com Kevin Magnussen e Jenson Button, lembra bastante as pistas de Yas Marina, Valência e Yeongam, também desenhadas pelo arquiteto alemão Hermann Tilke

Mais novo dos ‘tilkódromos’ da F1, o circuito de rua de Sochi foi comparado pelos pilotos da McLaren a outros autódromos construídos pelo arquiteto alemão Hermann Tilke: os de Yas Marina, em Abu Dhabi, Yeongam, na Coreia do Sul, e à pista de rua de Valência, na Espanha.

Novidade no calendário do Mundial, a pista de Sochi vai ser o palco do GP da Rússia neste fim de semana. Montado em meio ao Parque Olímpico dos Jogos de Inverno que aconteceram no início deste ano, o traçado tem 5.848 metros e 18 curvas.

Magnussen espera encarar os pilotos mais experiêntes em uma condição mais igual no GP da Rússia (Foto: Getty Images)

Kevin Magnussen e Jenson Button acreditam que o circuito vai ser rápido, porém, técnico, exigindo um bom equilíbrio do carro especialmente nas curvas de média velocidade. “O desenho parece um pouco com Abu Dhabi: tem retas-curvas que desembocam em curvas apertadas e precisas, o que realmente vai exigir muito do carro, pois ele vai tentar escapar no meio das curvas. Como Yas Marina, parece bem de pé embaixo, também”, comentou o dinamarquês.

O inglês corroborou com a avaliação do colega, usando outros dois circuitos como exemplo: “Do que vi do lugar, é meio que uma mistura de pistas que corremos em Valência e na Coreia: retas longas e rápidas no meio de muros altos de concreto, e uma seleção de curvas rápidas que parecem ter sido desenhadas para testar as habilidades do carro”.

Magnussen ressaltou que ultrapassar não vai ser tarefa das mais fáceis no traçado russo. “É difícil ver um ponto de ultrapassagem. Não há grandes freadas ou oportunidades em que você realmente pode colocar o carro por dentro. A curva 11, à direita no fim da reta oposta, pode ser uma boa possibilidade. A curva 13 também pode ser uma opção”, afirmou.

Estreante na temporada 2014, ele espera conseguir encarar os adversários em uma condição de igualdade. “Uma nova pista sempre é um teste interessante. Como um novato, estou ansioso pela oportunidade de me comparar aos outros pilotos em uma condição mais igual. Deve ser um fim de semana interessante”, disse.

Button ainda falou que os treinos livres devem ser mais importantes que de costume em Sochi. “Como em todas as novas pistas, o único jeito de começar a se soltar é quando você entra na pista pela primeira vez. Eu não perdi o entusiasmo de ir para novos lugares, então estarei bem animado para andar lá na sexta-feira e sentir o lugar”, completou.

As imagens do autódromo de Sochi
#GALERIA(5000)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.