Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Ecclestone confirma F1 no Azerbaijão em 2016, mas volta a colocar em xeque permanência do GP da Itália

Mais tradicional país a receber a F1 ao lado da Inglaterra, a Itália está na mira de Bernie Ecclestone, que ainda não renovou acordo com Monza. O dirigente britânico comparou a situação com a da Alemanha, que teve seu GP excluído do calendário do Mundial deste ano. Em contrapartida, o GP da Europa, que será disputado no Azerbaijão, está garantido, apesar das denúncias de violações aos direitos humanos no país

 

Se depender de Bernie Ecclestone, o GP da Itália pode ter o mesmo destino do GP da Alemanha e ser limado em breve do calendário do Mundial de F1. Mais tradicional corrida da categoria, ao lado do GP da Inglaterra, a etapa italiana fez parte do campeonato desde a sua primeira edição, em 1950, e foi realizado de forma ininterrupta desde então, totalizando nada menos que 65 edições. Apenas uma prova, em 1980, aconteceu em Ímola, enquanto as outras 64 foram disputadas no mítico circuito de Monza, templo sagrado do automobilismo mundial. Bernie voltou a tocar no assunto, colocando novamente em xeque o futuro da Itália na F1.

Mas Ecclestone parece não estar muito aí para tradicionalismos. Cada vez mais inclinado a levar a F1 para onde está o dinheiro, o dirigente máximo da categoria confirmou a realização do GP da Europa no Azerbaijão, nas ruas da capital Baku, a partir da temporada de 2016.

Empolgado com o dinheiro azeri, Bernie Ecclestone não vê problemas em tirar F1 de Monza (Foto: Getty Images)

O contrato de Monza para receber a F1 vai até o fim de 2016. As tratativas de um novo acordo estão emperradas no momento. A julgar pelo que disse Bernie durante entrevista coletiva no último fim de semana, no Bahrein, as perspectivas para o lendário GP da Itália são sombrias. “Temos de esperar e ver. Eles não têm um acordo, um pouco parecido com a Alemanha.”

Questionado sobre qual prejudicial seria para a F1 perder uma corrida tão tradicional, como já aconteceu recentemente com os GPs da Alemanha e França, Ecclestone desdenhou. “Vou te dizer uma coisa, isso me foi dito quando não tivemos mais um GP na França. E agora, a Alemanha. Temos alguns bons substitutos, não temos?”, indagou.

Entre tais alternativas aos países tradicionais do automobilismo mundial, a F1 seguirá mais uma vez rumo ao desconhecido e chegará ao Azerbaijão ano que vem. O octogenário britânico não se mostra preocupado com as denúncias sobre violações aos direitos humanos no país. “Baku? Não há problema. Vai ser outra boa corrida. Acho que todo mundo parece estar feliz, não parece que há algum grande problema por lá”, declarou Ecclestone.

VIU ESSA? RAPPER COREANO BATE, DÁ TRÊS GIROS NO AR E PARA NO ALAMBRADO EM CORRIDA NA PISTA QUE RECEBEU F1

determinarTipoPlayer(“15449107”, “2”, “0”);

10+ GP DO BAHREIN

A corrida em Sakhir não chegou a ser espetacular como a edição de 2014, mas proporcionou momentos que ficarão na retina do fã de F1 pelo menos até o GP da Espanha

O azar sem fim de Button, o drama de Massa na largada, as três ultrapassagens de Rosberg em Vettel, Ricciardo fazendo fumaça e a disputa entre os Felipes brasileiros foram alguns dos destaques do GP do Bahrein, quarta etapa de 2015.