Ecclestone prevê que domínio da Mercedes dure mais três temporadas e avalia: “Não podemos esperar três anos”

Depois de assistir o domínio da Mercedes em 2014, Bernie Ecclestone acredita que a fábrica de Brackley seguirá dominando a F1 por mais três temporadas. Dirigente ressaltou, entretanto, que o Mundial não pode se dar ao luxo de esperar tanto pela reação da concorrência

Depois de assistir a Mercedes dominar facilmente a temporada 2014 da F1, Bernie Ecclestone teme que a fábrica de Brackley continue a mandar no esporte nos próximos anos.  
 
Após anos de domínio da Red Bull, a F1 viu a Mercedes acertar em cheio no projeto do motor V6 turbo e comandar — com muita facilidade — as corridas de 2014.
Bernie Ecclestone voltou a defender mudança no regulamento da F1 (Foto: Getty Images)
Em busca de uma reação, as fábricas rivais encontraram uma brecha no regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que vai permitir o desenvolvimento dos propulsores ao longo do ano. Ainda assim, Ecclestone acredita que apenas uma nova mudança na regra poderá encerrar o domínio da Mercedes.
 
“Eu gostaria de ver a fórmula dos motores modificada”, disse Ecclestone em entrevista à emissora britânica Sky Sports. “Se você me disser que eu tenho um desejo, é isso que eu pediria”, continuou. 
 
“A Mercedes fez um trabalho tão bom com essa unidade de força que deixou todos para trás e eu não consigo ver as pessoas recuperando isso rapidamente”, ponderou. “Talvez em três anos — não podemos esperar três anos. Ou dois anos, ou um ano”, continuou Bernie.
 
Nos últimos meses, a F1 viveu intensas discussões sobre o futuro dos motores. Os rivais de Brackey queriam ter a possibilidade de atualizar os propulsores, opção vetada pela Mercedes. Entretanto, os times encontraram uma brecha no regulamento que vai permitir atualizações ao longo do ano.
 
“Esse negócio todo gira em torno do regulamento, então, se pudéssemos mudar o regulamento, teríamos mudado”, garantiu Bernie. “Mas nós precisamos de um acordo entre todos os times que entraram no campeonato e eles não vão concordar”, seguiu.
 
“Se você está com Mercedes, a última coisa que vai querer fazer é mudar”, defendeu.
 
Por fim, o dirigente voltou a criticar os V6, afirmando que os novos motores não são empolgantes o bastante para os fãs.
 
“Acho, genuinamente, que se fosse possível que esses motores produzissem o que os V8 produziam, isso aconteceria. Mas não é possível com essa unidade de potência”, ponderou. “Acho que é uma obra mágica de engenharia, mas, na minha opinião, não é realmente com o que o público está preocupado. Eles querem ver uma boa corrida, preferencialmente com muito barulho”, concluiu.
 DOIS A TRÊS SEGUNDOS

Os carros de F1 devem se mostrar entre dois e três mais rápidos na temporada 2014. A afirmação, baseada em informações fornecidas pelas equipes, é feita por Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli. Isso significa que os carros deverão voltar a andar no ritmo em que andavam com os motores V8 aspirados — às vezes, até mais rápidos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

ÁREA 27

Relacionadas

Recebeu a luz verde a construção de um autódromo desenhado pelo campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, no Canadá. O traçado de 4,8 km, localizado no distrito de South Okanagan, na província da Colúmbia Britânica, está sendo chamado de ‘Área 27’ — número que consagrou tanto Jacques quanto seu pai, Gilles. Ao explicar sobre o que se trata o projeto, o piloto disse que sempre teve vontade de desenhar um circuito — e que este teria de possuir um traçado marcante.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

A COISA ESTÁ FEIA

Em situação falimentar, a Sauber pena para desenvolver o C34 porque usou todo o dinheiro que recebeu de Felipe Nasr, Marcus Ericsson e a FIA para pagar o que devia. Não fosse a Ferrari a parceira que é, a equipe suíça teria caído fora do campeonato junto com a Caterham e a Marussia. O GRANDE PRÊMIO conta os bastidores da escuderia que vai ter de se virar para tentar alinhar seus carros no GP da Austrália, daqui 50 dias.

Leia a reportagem exclusiva do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!