Ecclestone revela planos para articular troca dos V6 turbo por motores aspirados já em 2016

Chefão da F1, Bernie Ecclestone não está satisfeito com os motores V6 turbo e quer a volta dos aspirados já na temporada 2016. O inglês busca votos no Grupo de Estratégia para encaminhar a mudança

Os silenciosos motores V6 turbo parecem mesmo estar com os dias contados. Chefão da F1, Bernie Ecclestone voltou a afirmar que quer a volta dos motores aspirados já em 2016 e que, para que isso aconteça, precisa de mais apenas quatro votos na reunião do Grupo de Estratégia, já que possui hoje seis votos de 18, precisando de dez para alcançar a maioria.
 
O britânico não quer mexer já para 2015, mas garantiu que vai buscar a mudança nos motores para o ano que vem, contando, claro, com o apoio das equipes principais.
 
“2016. Essas são as minhas ideias. Já temos os meus seis votos. Com quatro equipes querendo a mudança, então nós já teremos dez votos. Dez em 18 é maioria”, disse.
 
Perguntado se iria sugerir a volta dos V8 ou até mesmo motores V10, Ecclestone disse que vai consultar os times.
 
“Tudo depende da escolha das equipes”, declarou.
 
O inglês comentou a previsibilidade que a categoria está enfrentando e mostrou que pensa em tecnologias híbridas para 2016.
 
“Nós todos podemos apostar nosso dinheiro que a Mercedes vai faturar o título do ano que vem. Não é uma coisa que nós queremos para a categoria. A minha ideia é que voltem os aspirados, com alguma coisa de híbrido”, falou.
Bernie Ecclestone está cansado dos motores V6 turbo (Foto: Getty Images)
Ecclestone falou em mudar os nomes e valorizar os motores construídos na F1.
 
“Os construtores vão ter de colocar o nome como “McLaren-híbrido”, “Williams-híbrido” e assim vai. Eles já são híbridos hoje, mas ninguém fala nada. Nós já alcançamos muita coisa, é uma coisa fantástica”, afirmou.
 
Para o britânico, a volta dos aspirados seria uma grande notícia também para os construtores da categoria.
 
“Para quem está construindo os motores atuais, voltar a fazer aspirados seria simplesmente um sonho. E aí é desenvolver algo na casa de 1000 cavalos que eu acredito que seja o que nós queremos”, completou.
 
A Mercedes dominou completamente a temporada 2014 da F1 com os motores V6 turbo. Lewis Hamilton foi campeão com 384 pontos, enquanto Nico Rosberg foi o vice, marcando 317 pontos.
 
AGUENTA O TRANCO
A McLaren confirmou por meio de sua conta no Twitter que o MP4-30, carro da equipe para a temporada 2015, já foi aprovado em todos os testes de impacto exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
 
O chassi, que terá na traseira uma unidade de força V6 turbo da Honda, precisava ser aprovado nos crash-test para ficar apto a ser utilizado na pista. A montadora japonesa retoma a parceria com a McLaren após mais de duas décadas.

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SOM DE SOPRO DE PAPEL DE BALA

Quando o relógio deu 15 nesta sexta-feira em Punta del Este, o safety-car de tecnologia híbrida da BMW saiu dos boxes levando a primeira leva de carros e aqueles que estivessem na parte de dentro do circuito de rua para cerca dos alambrados. Os câmeras das TVs locais usaram as arquibancadas e o espaço do hospitality-center para, além de exercerem suas funções, saciar a curiosidade; o mesmo fizeram os moradores dos prédios que têm visão privilegiada. Era uma série de voltas de reconhecimento do traçado estreito e com curvas de baixa velocidade. De longe ou perto, era possível ver o espanto mesclado à surpresa.




 

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